logo RCN

SSP apresenta projeto de reconhecimento facial a secretários da Segurança Pública dos municípios da Amfri

  • Foto: Divulgação/ SSP -

Em uma reunião de trabalho com os 11 municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) apresentou, na tarde desta segunda-feira, 7, a secretários municipais e agentes de segurança, o Projeto Integrado de Reconhecimento Facial e Análise Preditiva Inteligente, que está em desenvolvimento pelo Governo do Estado. Graças aos bons resultados obtidos durante os estudos de viabilidade técnica dos novos equipamentos — realizados em grandes eventos, como o Carnaval de Florianópolis e a Festa Nacional do Pinhão, em Lages —, o que era para ser um projeto piloto já está em fase de planejamento para ser replicado em todo o estado. O encontro foi realizado em Balneário Camboriú.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff, explica que, nos próximos dias, deverá ser lançado o edital de licitação para atrair as empresas interessadas em participar da implantação do sistema. Segundo Graff, inicialmente, o governador Jorginho Mello autorizou o investimento de R$ 40 milhões para atender os 60 municípios com mais de 26,5 mil habitantes, os quais concentram 76% da população e onde ocorreram 73% dos homicídios praticados em território catarinense no ano passado. Além da instalação de mil câmeras com inteligência artificial para reconhecimento facial nesses municípios, o Governo do Estado vai adquirir um software para promover a integração com o sistema de câmeras do Projeto Bem-Te-Vi — cerca de 5 mil — e com os equipamentos disponíveis nos municípios interessados na parceria. Nesta primeira fase, o projeto também vai contemplar cerca de 250 escolas da rede estadual.

“É importante alertar os municípios para que aguardem os desdobramentos do projeto capitaneado pela SSP antes de investirem em novas tecnologias de reconhecimento facial. O Governo do Estado vai adquirir um software que as prefeituras poderão utilizar em seus sistemas de câmeras, o qual estará ligado ao Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). Por sua vez, muito em breve, o SISP será integrado aos sistemas dos estados das regiões Sul e Sudeste, garantindo uma capacidade de alcance nunca antes vista. Com benefícios comprovados durante os estudos técnicos já realizados, o projeto de reconhecimento facial é mais uma maneira de o Estado contribuir diretamente com a segurança dos municípios, buscando, dessa forma, tornar Santa Catarina ainda mais segura e manter a referência como o estado mais seguro do nosso país”, destacou.

O secretário adjunto da Segurança Pública, Sinval Santos da Silveira Junior, que atuou por longa data na inteligência da Polícia Militar de Santa Catarina, revela que o projeto para implantação do sistema contará com a construção de 10 grandes centros de processamento em todo o estado, dotados de servidores com alta capacidade e software capaz de comportar os sistemas ativos, a exemplo do Bem-Te-Vi, além de outras 15 mil câmeras. “Seguiremos com os estudos de viabilidade técnica em grandes eventos pelo estado para que possamos garantir uma expertise que possa contemplar todos os municípios de forma eficiente. Com a união de esforços entre Estado e municípios, podemos avançar de forma significativa sobre os desafios que enfrentamos na Segurança Pública, principalmente com tecnologia e inteligência”, concluiu.

Ainda durante a reunião, Flávio Graff e Sinval Junior ouviram dos secretários municipais as principais demandas de cada um dos 11 municípios da região. A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, que recepcionou o encontro, elogiou a presença inédita dos gestores estaduais da SSP na reunião da AMFRI e defendeu o fortalecimento das parcerias em prol da segurança.

Uso de drones

Conforme anunciado pelo governador Jorginho Mello, a nova etapa de testes do sistema de reconhecimento facial será integrada ao uso de drones durante as comemorações do aniversário de Balneário Camboriú, nos dias 19 e 20 de julho. Também será utilizado o sistema com câmeras fixas durante a Festa da Tainha, em Balneário Barra do Sul, de 10 a 14 de julho. Os testes fazem parte de uma série de estudos de viabilidade técnica realizados pela SSP antes da implantação definitiva do sistema em outras cidades do estado.

Jogos Universitários Catarinenses de 2025 ocorrem em Criciúma a partir do dia 17 de julho Anterior

Jogos Universitários Catarinenses de 2025 ocorrem em Criciúma a partir do dia 17 de julho

Fórum Estadual debate formação, avanços e perspectivas das Residências em Saúde Próximo

Fórum Estadual debate formação, avanços e perspectivas das Residências em Saúde

Deixe seu comentário