Semáforos inteligentes melhoram em até 25% a fluidez do trânsito em Joinville

  • Foto: Prefeitura de Joinville/DIvulgação -

Equipamentos adaptativos já apresentam resultados positivos em cinco cruzamentos da cidade

No segundo semestre deste ano, o Departamento de Trânsito (Detrans) da Prefeitura de Joinville iniciou a instalação de semáforos inteligentes em dez cruzamentos da cidade. Em cinco desses locais, a parametrização e os ajustes foram concluídos e os aparelhos demonstram uma melhora de até 25% na fluidez do trânsito nessas regiões.

“Isso é motivo de alegria. Os outros cinco semáforos estão em fase de ajuste, mas acreditamos que, em breve, eles também comecem a apresentar os resultados que a gente espera. E apesar de que cinco já apresentam resultados positivos, nosso time continua fazendo pequenos ajustes para ter um ganho ainda maior”, afirma o diretor-presidente do Detrans, Paulo Rogério Rigo.

Também conhecidos como semáforos adaptativos, os equipamentos ajustam os ciclos e estágios dos sinais e alteram os tempos automaticamente, de acordo com o volume de tráfego captado pelas câmeras, melhorando o fluxo de veículos.

“No semáforo normal é preciso a ação humana para fazer alguma alteração. Os semáforos inteligentes fazem as mudanças automaticamente, sem a ação humana”, explica Rigo.

A primeira ordem de serviço para instalação dos semáforos inteligentes contemplou 35 câmeras. O investimento é de cerca de R$ 2,7 milhões.


Cruzamentos com semáforos inteligentes parametrizados

Albano Schulz x Dona Francisca – melhora de 25% na fluidez
Anita Garibaldi x Gothard Kaesemodel – melhora de 21% na fluidez
Monsenhor Gercino x Petrópolis – melhora de 18,15% na fluidez
Baercker Wagner x Videira – melhora de 6,50% na fluidez
Paulo Schroeder x Boehmerwald – melhora de 4% na fluidez


Como funcionam os semáforos inteligentes

Em cada semáforo do cruzamento é instalada uma câmera que faz o monitoramento em tempo real do fluxo de veículos das vias principal e secundária. As informações são enviadas para um controlador semafórico adaptativo, que faz a leitura dos dados e determina o tempo de abertura dos semáforos.

Atualmente, nos demais pontos da cidade, os tempos dos semáforos são fixos, com programação que pode variar de acordo com o dia e horário, também considerando o fluxo de veículos.

Santa Catarina apresenta estratégias de combate ao crime organizado em CPI no Senado Anterior

Santa Catarina apresenta estratégias de combate ao crime organizado em CPI no Senado

Detrans e Guarda Municipal reforçam ações no Natal de Joinville Próximo

Detrans e Guarda Municipal reforçam ações no Natal de Joinville

Deixe seu comentário