Santa Catarina negocia aviões e linha de montagem com gigante chinesa

  • Foto: Divulgação /SECOM -

Em missão internacional, Jorginho Mello busca ampliar voos regionais e negocia instalação de linha de montagem aeronáutica no estado

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, visitou nesta quinta-feira, 20, uma das maiores fábricas de aviões da China, localizada na cidade de Harbin. A unidade pertence a um dos maiores grupos industriais chineses, com mais de 500 mil funcionários e décadas de experiência na produção de aeronaves civis e militares que hoje voam em diversos países ao redor do mundo.

O objetivo da missão é ampliar a conectividade regional em Santa Catarina. O estado conta atualmente com 23 aeroportos regionais e busca alternativas para garantir voos regulares que impulsionem o desenvolvimento econômico em todas as regiões.

Durante a visita, o governador conheceu uma aeronave com capacidade para 20 passageiros, que pode ser facilmente convertida para transporte de cargas — exatamente o tipo de avião que atende às necessidades do Estado.

Além da aquisição de aeronaves, as negociações avançaram para um projeto ainda mais ambicioso: a instalação de uma linha de montagem da fabricante chinesa em Santa Catarina. Uma empresa catarinense do setor da saúde lidera as conversas e estuda, junto com o grupo chinês, a criação daquele que poderá se tornar o maior polo aeronáutico da América Latina.

“É uma negociação entre entes privados, mas que interessa o nosso estado. Tanto a compra de aviões para proporcionar voos regionais, quanto a instalação de uma linha de montagem que vai gerar empregos e recursos para Santa Catarina”, afirmou o governador Jorginho Mello.

A proposta é vista como estratégica para atrair investimentos, gerar empregos e transformar o Estado em um hub logístico e industrial de aviação regional no continente.

Santa Catarina assina termo de intenção com montadora chinesa de carros elétricos Anterior

Santa Catarina assina termo de intenção com montadora chinesa de carros elétricos

Moraes vota para condenar acusado de liderar acampamento golpista Próximo

Moraes vota para condenar acusado de liderar acampamento golpista

Deixe seu comentário