Santa Catarina assina termo de intenção com montadora chinesa de carros elétricos
-
Foto: Adriano Piekas -
Deputados catarinenses formalizam em Pequim interesse na instalação da JMEV no estado, com apoio do governador Jorginho Mello
Neste domingo (22), Santa Catarina deu um passo estratégico rumo à instalação da montadora chinesa JMEV, especializada na produção de carros elétricos, em solo catarinense. Em um ato realizado em Pequim, na China, deputados estaduais assinaram um termo de intenção com a empresa, reforçando o interesse mútuo em viabilizar a chegada da fabricante ao Brasil.
A assinatura contou com a presença do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Krelling (MDB), e dos parlamentares Mauro De Nadal (MDB), Fabiano da Luz (PT) e Rodrigo Minotto (PDT). O governador Jorginho Mello (PL), que também está em missão oficial na China, deve participar do ato, sinalizando o apoio do Executivo estadual à iniciativa.
O documento assinado neste domingo é fruto de uma reunião prévia realizada na segunda-feira (16), na cidade de Nanchang, capital da província de Jiangxi. Na ocasião, os deputados catarinenses apresentaram aos executivos da JMEV as potencialidades da economia de Santa Catarina — com destaque para os setores de tecnologia, metal-mecânica e inovação.
Esses pontos, segundo os parlamentares, se alinham ao projeto de expansão internacional da montadora, que busca ampliar sua atuação no mercado global de veículos sustentáveis.
“Santa Catarina tem vocação industrial e tecnológica. A chegada da JMEV seria um marco para o estado, não só em termos de desenvolvimento econômico, mas também de geração de empregos, inovação e sustentabilidade”, destacou o deputado Fernando Krelling.
A possível instalação de uma unidade da JMEV em território catarinense representa uma aposta estratégica do estado na mobilidade elétrica e na atração de investimentos internacionais. O termo de intenção assinado em Pequim é considerado um avanço concreto nas negociações, que agora devem seguir para a fase técnica e jurídica.
Caso seja confirmada, a vinda da montadora ao estado poderá posicionar Santa Catarina como protagonista na cadeia de produção de veículos elétricos da América Latina.

Deixe seu comentário