logo RCN

Santa Catarina amplia uso de reconhecimento facial em Lages e São Joaquim para reforçar segurança no inverno

  • Foto: Eduardo Valente / GOVSC -

Tecnologia com inteligência artificial entra em nova fase de testes durante a Estação Inverno para identificar pessoas com mandados de prisão em aberto

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) anunciou a expansão dos estudos de viabilidade técnica com câmeras e sistema de reconhecimento facial nas cidades de Lages e São Joaquim, na Serra Catarinense. A tecnologia, que já vem sendo testada em eventos como a Festa do Pinhão e o Carnaval em Florianópolis, agora entra em uma nova fase, fortalecendo o trabalho das forças de segurança na identificação de pessoas com pendências na Justiça.

O anúncio foi feito no último sábado (28), durante o lançamento oficial da Estação Inverno Santa Catarina, em Lages, pelo governador Jorginho Mello. O projeto reúne uma série de ações integradas nas áreas de turismo, saúde, infraestrutura e segurança, visando preparar o estado para receber mais de um milhão de visitantes nacionais e internacionais durante a temporada.

“A gente sabe que a cidade só é boa para o turista se ela é boa para quem vive aqui. Por isso, queremos reforçar os atendimentos para esse período em que esperamos receber mais de um milhão de visitantes”, afirmou o governador.

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, destacou que o sistema de reconhecimento facial possui inteligência artificial integrada. As câmeras captam imagens de rostos e cruzam automaticamente com o banco de dados da segurança pública. Quando uma pessoa com mandado de prisão em aberto é identificada, o sistema emite um alerta imediato para a central de monitoramento, que aciona a guarnição mais próxima para abordagem e possível detenção do indivíduo.

Moraes veta depoimentos de filhos de Bolsonaro na trama golpista Anterior

Moraes veta depoimentos de filhos de Bolsonaro na trama golpista

Projeto de vereadores mirins arrecada mais de 200 mil tampinhas para causa animal em Joinville Próximo

Projeto de vereadores mirins arrecada mais de 200 mil tampinhas para causa animal em Joinville

Deixe seu comentário