Desastres relacionados às chuvas triplicaram no país, aponta relatório |
Santa Catarina amplia uso de reconhecimento facial em Lages e São Joaquim para reforçar segurança no inverno
-
Foto: Eduardo Valente / GOVSC -
Tecnologia com inteligência artificial entra em nova fase de testes durante a Estação Inverno para identificar pessoas com mandados de prisão em aberto
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) anunciou a expansão dos estudos de viabilidade técnica com câmeras e sistema de reconhecimento facial nas cidades de Lages e São Joaquim, na Serra Catarinense. A tecnologia, que já vem sendo testada em eventos como a Festa do Pinhão e o Carnaval em Florianópolis, agora entra em uma nova fase, fortalecendo o trabalho das forças de segurança na identificação de pessoas com pendências na Justiça.
O anúncio foi feito no último sábado (28), durante o lançamento oficial da Estação Inverno Santa Catarina, em Lages, pelo governador Jorginho Mello. O projeto reúne uma série de ações integradas nas áreas de turismo, saúde, infraestrutura e segurança, visando preparar o estado para receber mais de um milhão de visitantes nacionais e internacionais durante a temporada.
“A gente sabe que a cidade só é boa para o turista se ela é boa para quem vive aqui. Por isso, queremos reforçar os atendimentos para esse período em que esperamos receber mais de um milhão de visitantes”, afirmou o governador.
O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, destacou que o sistema de reconhecimento facial possui inteligência artificial integrada. As câmeras captam imagens de rostos e cruzam automaticamente com o banco de dados da segurança pública. Quando uma pessoa com mandado de prisão em aberto é identificada, o sistema emite um alerta imediato para a central de monitoramento, que aciona a guarnição mais próxima para abordagem e possível detenção do indivíduo.
Deixe seu comentário