logo RCN

Ferramenta da CGE identifica inconsistências no Universidade Gratuita em menos de 24 horas

  • Foto: Foto: Roberto Zacarias/Secom, SC -

Tecnologia automatizada será usada a partir do segundo semestre de 2025 para garantir mais transparência, agilidade e segurança na concessão do benefício estudantil em Santa Catarina

Uma nova ferramenta tecnológica desenvolvida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) de Santa Catarina promete transformar o processo de análise de inscrições no programa Universidade Gratuita. Capaz de detectar possíveis inconsistências nos dados dos estudantes em menos de 24 horas, a tecnologia foi entregue à Secretaria de Estado da Educação e também compartilhada com a Polícia Civil, que poderá utilizá-la em eventuais investigações.

A novidade surge em resposta a apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que identificou milhares de inconsistências nos dados de alunos beneficiados nas edições anteriores do programa. Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e Informação Estratégica da CGE, o sistema será aplicado já na etapa 2025.2 dos programas educacionais.

Com a mudança, as análises dos dados passarão a ser feitas de forma simultânea ao período de inscrições, permitindo que a checagem ocorra praticamente em tempo real, no dia seguinte ao cadastro do estudante. O objetivo é tornar o processo mais ágil e transparente, além de fortalecer o controle preventivo.

“Estamos dando um salto de qualidade no controle preventivo. A tecnologia desenvolvida pela nossa equipe permite que as informações sejam analisadas com agilidade, buscando prevenir concessões indevidas e fortalecendo a integridade do programa”, afirmou o controlador-geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento.

A ferramenta cruza dados com bases públicas e aplica critérios técnicos para apontar indícios de irregularidades de forma automatizada. Esses indícios são posteriormente avaliados pelas equipes da Secretaria da Educação, que realizam a análise final dos casos.

O principal objetivo da iniciativa é assegurar que apenas os estudantes que realmente atendem aos critérios estabelecidos recebam os benefícios do Universidade Gratuita, garantindo justiça na distribuição dos recursos públicos e a credibilidade do programa.

Ferramenta da CGE identifica inconsistências no Universidade Gratuita em menos de 24 horas Anterior

Ferramenta da CGE identifica inconsistências no Universidade Gratuita em menos de 24 horas

Santa Catarina e Paraná avançam para encerrar disputa de quase 40 anos sobre royalties do petróleo Próximo

Santa Catarina e Paraná avançam para encerrar disputa de quase 40 anos sobre royalties do petróleo

Deixe seu comentário