logo RCN

Câmara de Vereadores aprova projeto que autoriza empréstimo bilionário para educação em Joinville

  • Foto: Mauro Schlieck/CVJ -

Recursos serão destinados ao programa “Educação que Transforma”; proposta ainda será analisada por outras comissões antes de ir ao plenário da Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores de Joinville aprovou nesta segunda-feira (14) o parecer favorável do vereador Lucas Souza (Republicanos) ao Projeto de Lei 166/25, que autoriza a Prefeitura a contratar um empréstimo de até US$ 99,2 milhões (cerca de R$ 550 milhões) junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com garantia da União.

O projeto, que tramita em regime de urgência, destina os recursos ao Programa Educação que Transforma: Ampliação e Melhoria da Educação de Joinville, com foco em promover uma educação de excelência, garantindo que todos os estudantes aprendam na idade certa.

Aprovada a legalidade da proposta na CCJ, a matéria agora segue para análise das comissões de Finanças e de Educação, que vão discutir o mérito da operação de crédito. Só depois disso o projeto poderá ser votado em plenário pelos vereadores.


Operação internacional com etapas rigorosas

A contratação do empréstimo segue os critérios estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar Federal nº 101/2000). Segundo a norma, a operação de crédito internacional deverá passar por uma série de exigências técnicas e legais, incluindo autorização prévia em lei orçamentária ou específica, inclusão dos recursos no orçamento municipal, avaliação e aprovação do Ministério da Fazenda, autorização do Senado Federal, por se tratar de operação de crédito externo e demonstração de interesse econômico e social, com parecer técnico e jurídico justificando a operação.

Se aprovada, a operação envolverá a Prefeitura de Joinville, o Ministério da Fazenda e o Senado Federal, além do próprio BID.

“Essa é uma proposta que precisa ser analisada com responsabilidade, pois envolve um valor expressivo e um compromisso a longo prazo. A educação é prioridade, mas precisamos garantir que a operação tenha viabilidade e traga o retorno esperado à população”, destacou Lucas Souza, relator da matéria na CCJ.

Câmara de Vereadores aprova projeto que autoriza empréstimo bilionário para educação em Joinville Anterior

Câmara de Vereadores aprova projeto que autoriza empréstimo bilionário para educação em Joinville

Montanha de detritos entre escola e CEI causa transtornos no bairro Vila Nova Próximo

Montanha de detritos entre escola e CEI causa transtornos no bairro Vila Nova

Deixe seu comentário