Visitas aproximam Judiciário e estudantes nas comarcas de Joinville e Jaraguá do Sul

Com o objetivo de conhecer de perto as atividades desempenhadas pelo Judiciário no dia a dia, estudantes de diferentes faixas etárias trocaram a rotina da sala de aula por algumas horas no fórum. Em Joinville, acadêmicos das fases finais do curso de Direito da Unisociesc Campus visitaram o prédio central da comarca da maior cidade do estado. E em Jaraguá do Sul, foi a vez dos pequenos ter a experiência da rotina forense.

Joinville

O grupo de estudantes percorreu os principais pontos do prédio, como o Tribunal do Júri, cartórios, a biblioteca – que tem o acervo à disposição para consultas - e também tiveram acesso a informações do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc).

“Receber os estudantes é uma forma de aproximar o Poder Judiciário Estadual da sociedade, mostrando a eles um pouco do nosso trabalho nos bastidores. Aproveitamos a oportunidade para convidá-los a se inscreverem em nosso Programa de Estágios e também como jurados voluntários que são duas formas de contribuir para o aprimoramento da formação deles como futuros bacharéis em Direito”, ressalta a analista administrativa Karina Keller.

Para o assessor jurídico e professor Emerson Gustavo Andrade Tchorney, responsável pelo acolhimento dos acadêmicos no Tribunal do Júri e também pela explanação de todo o rito processual, este tipo de programação dentro do currículo disciplinar enriquece o aprendizado. “Há muito interesse entre os estudantes em conhecer o funcionamento do fórum. Então é de extrema importância saber que o judiciário está sempre de portas abertas”, frisa.

E este momento, para a professora Letícia Sandri, do Núcleo Jurídico, responsável pela atividade serviu principalmente como prática acadêmica. “Os alunos tiveram uma aproximação das questões teóricas trabalhadas dentro de sala de aula com o universo prático das audiências, dos espaços, da importância do Judiciário para todo o andamento da atividade acadêmica e no futuro profissional”, destaca.

Opinião compartilhada por quem já está prestes a concluir a graduação. “Como aluno não temos a vivência da estrutura da justiça, de como funcionam os poderes. Então é muito importante conhecer o dia a dia do servidor e saber como é feito o trabalho do judiciário. Ver toda a estrutura, que apesar de grande e aparentemente fria, tem por trás muita gente trabalhando que faz a diferença”, finaliza o acadêmico Joelmir Vessozi, do 9o. período.

Jaraguá do Sul

Com olhares atentos a todas as explicações, 21 alunos da 5ª série da escola Loni Emmendoerfer visitaram as instalações do fórum Dr. João Thomaz Marcondes de Mattos, em Jaraguá do Sul. A atividade extraclasse faz parte do currículo dos pequenos que agora estudam sobre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Os alunos foram recebidos no salão do júri pela juíza Graziela Shizuiho Alchini, que respondeu a muitas perguntas da curiosa plateia, sobre o funcionamento das leis e da justiça. Na sequência conheceram a assessoria da 1ª Vara Cível e foram recebidas pelo magistrado José Aranha Pacheco.

Falso site do Detran SC oferece até desconto no pagamento do IPVA Anterior

Falso site do Detran SC oferece até desconto no pagamento do IPVA

Casa da Cultura de Joinville abre inscrições para curso teórico e gratuito de dança Próximo

Casa da Cultura de Joinville abre inscrições para curso teórico e gratuito de dança

Deixe seu comentário