Santa Catarina tem a segunda menor taxa de desemprego entre pessoas com ensino superior do Brasil |
Vereadores de Cidadania criticam políticas de 'sustento' a moradores de rua
-
Mauro Artur Schlieck -
A questão de moradores em situação de rua voltou a ser discutida na Comissão de Cidadania na reunião desta quarta-feira (10). No encontro, que reuniu representantes da Secretaria de Assistência Social e da Polícia Militar, os vereadores cobraram ações da Prefeitura para a problemática. Diante das informações repassadas pela secretaria, o presidente da comissão, Pastor Ascendino Batista (PSD), declarou que "estamos apenas sustentando" moradores em situação de rua.
O tema da reunião desta quarta retomou a conversa iniciada em 24 de fevereiro. Naquela ocasião, a secretária Fabiane Cardoso explicou que não era possível simplesmente retirar as pessoas da rua e descartou a implantação de uma "política higienista" para moradores de rua em Joinville.
Ontem, na tribuna do plenarinho, Fabiane fez esclarecimentos sobre a estrutura que o município tem para atender quem está na rua. Ela apontou dificuldades para atender a imigrantes, principalmente os venezuelanos, que ingressam no Brasil sem visto de permanência, e voltou a pedir que pessoas não ajudem financeiramente quem pede em semáforos.
A secretária voltou a destacar que não é a favor de políticas higienistas e disse que é necessário "lutar contra aquele que não quer nada com nada". Com relação à campanha contra ajuda financeira nos semáforos, Fabiane esclareceu que há um material em processo de confecção.
Questionando o pagamento de programas assistencialistas, o vereador Ascendino Batista disse estar indignado ao ver que "moradores em situação de rua estão tendo mais mérito que o cidadão que trabalha dia após dia". Além de questionar o pagamento de bolsa família, o presidente da comissão também criticou o pagamento do auxílio emergencial por parte do governo federal para os moradores em situação de rua, alegando que muitos são viciados.
Sobre o tema, Fabiane esclareceu que a análise para o pagamento desse auxílio foi feita por Brasília e não por Joinville. Informações detalhadas sobre o pagamento do auxílio emergencial para moradores em situação de rua serão encaminhadas para a comissão após levantamento do Centro Pop.
No mesmo tom do posicionamento do presidente da comissão, o vereador Brandel Junior (Podemos) enfatizou que é necessário amparar quem está na rua. Criticou, todavia, medidas que, na opinião dele, facilitam a ida para a rua de "pessoas que não têm compromisso com nada".
Covid-19
Fabiane informou aos vereadores que a secretaria reportou dois casos de Covid-19 entre moradores de rua em Joinville. Ela contou que a Secretária de Saúde foi acionada, abordou e encaminhou os casos para cuidados. De acordo com Fabiane, as duas pessoas estão bem.(Divisão de Jornalismo CVJ - Jeferson Luis dos Santos)

Deixe seu comentário