Notícia

Vazamento de esgoto causou desabamento em obra do Metrô na Marginal do Tietê, diz governo

  • Terra -

Um desmoronamento em uma obra da Linha-6 Laranja do Metrô na manhã desta terça-feira, 1º, fez ceder parte do asfalto da Marginal do Tietê e provocou a interdição da viano sentido Ayrton Senna. O acidente ocorreu nas imediações da Ponte do Piqueri, na zona oeste de São Paulo, e, segundo o governo, foi causado pelo rompimento de uma coletora de esgoto. O motivo dessa ruptura ainda não foi esclarecido. Não houve vítimas. Quatro trabalhadores da obra foram socorridos após contato com a água do esgoto, mas liberados em seguida.

O acidente e a interdição na Marginal do Tietê causaram transtornos nesta terça-feira. O trânsito ficou lento na marginal e em outras vias da cidade. No início da tarde, houve a liberação total da pista expressa da Marginal do Tietê, mas outras faixas seguiam interditadas para avaliação de risco. O rodízio municipal de veículos foi suspenso.

Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), houve o rompimento de uma galeria de esgoto que passa no sentido transversal ao túnel da obra do metrô. O vazamento teve início às 8h21 e o solo não suportou o peso da galeria de esgoto - por isso se rompeu. Um buraco era visto na manhã desta terça ao lado do canteiro de obras da Linha 6-Laranja. Imagens de vídeos gravadas pela manhã mostravam um fluxo de água na região e a erosão do terreno. A largura da cratera já ocupa três faixas da pista local da marginal.

Conforme a empresa responsável pela obra, a Acciona, não houve choque do tatuzão, equipamento de perfuração de túneis, com a galeria de esgoto, pois a tuneladora passava a três metros da galeria no momento da ocorrência. Essa hipótese havia sido apresentada inicialmente pelo Corpo de Bombeiros.

"Não houve choque entre o tatuzão e as coletoras ou adutoras", afirmou o diretor da Acciona, André De Angelo. Segundo ele, todas as medidas estão sendo tomadas para identificar o que causou o rompimento da coletora. "Vamos buscar rapidamente soluções para retomar as obras."

Segundo a Linha Uni e a Acciona, responsáveis pelas obras da Linha 6-Laranja de metrô, o rompimento da coletora de esgoto ocorreu próximo ao VSE Aquinos (poço de ventilação e saída de emergência).

"Equipes da Linha Uni, da Acciona e demais técnicos estão no local para apurar os fatos. Todas as medidas de contingência já foram tomadas. Parte do asfalto da Marginal Tietê cedeu e, por questão de segurança, a pista está parcialmente interditada", disse, em nota.

A STM informou ainda que, tão logo tomou conhecimento do incidente, determinou o isolamento de todo o perímetro e enviou uma equipe para acompanhar a apuração da causa. "As causas do acidente estão sendo apuradas, assim como a extensão dos danos à obra e às vias locais", afirmou. Um comitê foi criado para investigar a causa do incidente e avaliar soluções técnicas para drenagem, retomada das obras, conserto da tubulação e da Marginal, informou a STM.

Uruguai goleia Venezuela e entra no G-4 das Eliminatórias Anterior

Uruguai goleia Venezuela e entra no G-4 das Eliminatórias

Nova variante BA.2 não parece ser mais grave que a Ômicron, diz OMS Próximo

Nova variante BA.2 não parece ser mais grave que a Ômicron, diz OMS

Deixe seu comentário