Reunião alinha atendimento a serviços essenciais durante parada da ETA Cubatão

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

O objetivo da reunião foi repassar informações a respeito da intervenção e detalhar o planejamento que foi elaborado para o atendimento destas instituições que prestam serviços essenciais para a população

Na manhã desta terça-feira (16), representantes de instituições de saúde, educação e segurança participaram de uma reunião na sede da Prefeitura de Joinville sobre a sexta e última parada programada da ETA Cubatão. O prefeito Adriano Silva iniciou o encontro reforçando a importância das obras para o bom funcionamento da ETA e explicando o processo de modernização da estação.

O objetivo da reunião foi repassar informações a respeito da intervenção e detalhar o planejamento que foi elaborado para o atendimento destas instituições que prestam serviços essenciais para a população. A próxima parada será no sábado (20) e a previsão é que a ETA Cubatão permaneça desligada durante 16 horas, isto é, a partir das 16h de sábado, até a manhã de domingo (21).

Também participaram da reunião Sidney Marques de Oliveira Júnior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville; e Janine Smania Alano, diretora Operacional da Companhia, que detalhou o planejamento para as instituições.

Durante a obra, serão substituídas duas peças para promover a interligação entre as duas adutoras da estação, de 700 mm e 900 mm, e criar um sistema de isolamento entre elas, possibilitando seu funcionamento independente após a conclusão dos serviços de modernização. Nesta última etapa também serão realizados todos os testes necessários para início da operação da nova subestação de energia da ETA Cubatão.

A Companhia Águas de Joinville trabalha com a previsão que a parada seja de aproximadamente 16 horas. Porém, caso seja necessário, há possibilidade desse tempo se prolongar. Desta forma, os representantes das instituições conheceram o plano de contingência e também as simulações com os reflexos no tempo de desabastecimento.


Consumo consciente, revisão nos sistemas hidráulicos e planejamento

Entre as ações do plano de contingência, está a disponibilização de caminhões-pipa para o atendimento de unidades mais críticas de saúde, educação e segurança. Os caminhões poderão ser solicitados pelos representantes destas entidades.

Também foram repassadas orientações de como garantir acesso livre à caixa-d’água do local, a importância da presença de uma pessoa preparada para atender o caminhão-pipa, que conheça a estrutura física do local, e o funcionamento adequado do sistema hidráulico, como boias e bombas.

Foi solicitado, também, o acompanhamento do nível dos reservatórios durante a intervenção, além de reforçar junto aos colaboradores as dicas de consumo consciente que a Companhia tem divulgado nos últimos dias.

“É o momento das unidades olharem para suas próprias estruturas para garantirem que o reabastecimento seja realizado da forma mais rápida possível”, complementa o prefeito.

Janine Smania Alano, diretora Operacional da Companhia, orienta, por exemplo, que as atividades com maior consumo de água sejam realizadas até quinta-feira (18) tanto pelas instituições, quanto pela população em geral.

“Para as escolas, orientamos que a partir de sexta-feira (19), utilizem a água apenas para atividades essenciais. Desta forma, na segunda-feira, quando as aulas voltarem, eles terão a caixa-d’água abastecida para utilizarem ao longo do dia”, reforça Janine.

Concurso de Pescados incentiva consumo de peixe entre crianças da Rede Municipal Anterior

Concurso de Pescados incentiva consumo de peixe entre crianças da Rede Municipal

Últimos dias para cadastro em vagas de CEIs conveniados de Joinville Próximo

Últimos dias para cadastro em vagas de CEIs conveniados de Joinville

Deixe seu comentário