Santa Catarina tem a segunda menor taxa de desemprego entre pessoas com ensino superior do Brasil |
Outubro Rosa: Governo de Santa Catarina lança Cartilha sobre o câncer de mama e destaca ações realizadas
-
Foto: Divulgação -
No mês de prevenção ao câncer de mama, o Governo do Estado lança a Cartilha A cor da esperança é rosa. Este ano, a campanha reforça a conscientização, o diagnóstico precoce e o acesso a informações corretas sobre a doença. Santa Catarina possui uma rede de saúde robusta que realiza consultas, exames, diagnóstico e tratamento oncológico. Em 2023, cerca de 2,9 mil pessoas receberam o diagnóstico de câncer de mama e 163,3 mil mamografias foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, as unidades habilitadas em oncologia realizaram 618 cirurgias desta neoplasia no ano passado.
"Pacientes com câncer são uma prioridade em Santa Catarina. Nosso dever é assegurar o diagnóstico, tratamento e cirurgia o mais breve possível. Temos avançado significativamente, com diversas iniciativas por todo o estado, e continuaremos a melhorar. A saúde é onde o catarinense mais necessita de atenção e cuidado", enfatiza o governador do estado, Jorginho Mello.
A Cartilha do Câncer de Mama da Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferece informações cruciais sobre o câncer com maior prevalência entre mulheres no mundo, Brasil e Santa Catarina. O material foi criado para fomentar a conscientização e prevenção da doença, abordando fatores de risco, sinais e sintomas, diagnóstico precoce, legislação que assegura o direito ao tratamento e a importância do suporte psicológico e familiar durante o processo. Inclui também um mapa dos 19 hospitais capacitados para o tratamento oncológico pelo SUS no estado.

Deixe seu comentário