Memórias em Pintura: O Cartaz que Revive a Essência do Festival de Dança de Joinville

  • Foto: Divulgação -

“Tempo e Movimento” é o nome do cartaz que representará o 40º Festival de Dança de Joinville. A obra foi produzida em pintura sobre tela com uso de arte digital e impressão em Canvas e papel. O trabalho faz uma homenagem aos 40 anos do Festival por meio do uso de antigos cartazes em preto e branco. A obra é a primeira parceria entre Lairton Valentim, natural de Itajaí, e o filho Vinícios do Amaral Valentim, que é joinvilense.

Lairton é artista há 45 anos, com premiações nacionais e obras expostas em países como Alemanha, Canadá e Estados Unidos. Já Vinicios é designer formado em Game Design pela Fanshawe College (Canadá) e atua com produção gráfica e de jogos. “Quebramos um paradigma ao criar um trabalho físico, uma tela em acrílico sobre canvas, juntamente com um trabalho em computação gráfica. Esta junção do clássico com o contemporâneo exige duas gerações em termos de criatividade e pontos de vista. Tentamos traduzir no nosso cartaz a memória, os bons momentos nos últimos 40 anos, porém vivemos no presente, vivo, colorido e cheio de energia, com a vitalidade de uma bailarina em 2023”, avalia.

Lairton acompanha o evento desde a primeira edição, realizada na Sociedade Harmonia Lyra, em 1983: “O Festival corre na veia de todo joinvilense, faz parte do DNA da cidade. Joinville é hoje respeitada além de seu parque industrial também pela sua cultura da dança. Ter o meu nome e do Vinicios ao lado de artistas tão importantes gera uma grande responsabilidade e a percepção que estamos produzindo algo para eternizar este momento mágico e histórico, os 40 anos do maior festival de dança do mundo”. "Os cartazes que compõem a obra fizeram parte da minha história. Tenho uma memória vívida de alguns deles pendurados nas paredes das casas que cresci", acrescenta Vinícios.


Concerto da Banda Sinfônica celebra os 131 anos do CBVJ Anterior

Concerto da Banda Sinfônica celebra os 131 anos do CBVJ

Joinville abre mais de 500 vagas para Educação de Jovens e Adultos Próximo

Joinville abre mais de 500 vagas para Educação de Jovens e Adultos

Deixe seu comentário