Joinville realiza vacinação neste fim de semana para atualizar calendário vacinal da população |
Memórias em Pintura: O Cartaz que Revive a Essência do Festival de Dança de Joinville
-
Foto: Divulgação -
“Tempo e Movimento” é o nome do cartaz que representará o 40º Festival de Dança de Joinville. A obra foi produzida em pintura sobre tela com uso de arte digital e impressão em Canvas e papel. O trabalho faz uma homenagem aos 40 anos do Festival por meio do uso de antigos cartazes em preto e branco. A obra é a primeira parceria entre Lairton Valentim, natural de Itajaí, e o filho Vinícios do Amaral Valentim, que é joinvilense.
Lairton é artista há 45 anos, com premiações nacionais e obras expostas em países como Alemanha, Canadá e Estados Unidos. Já Vinicios é designer formado em Game Design pela Fanshawe College (Canadá) e atua com produção gráfica e de jogos. “Quebramos um paradigma ao criar um trabalho físico, uma tela em acrílico sobre canvas, juntamente com um trabalho em computação gráfica. Esta junção do clássico com o contemporâneo exige duas gerações em termos de criatividade e pontos de vista. Tentamos traduzir no nosso cartaz a memória, os bons momentos nos últimos 40 anos, porém vivemos no presente, vivo, colorido e cheio de energia, com a vitalidade de uma bailarina em 2023”, avalia.
Lairton acompanha o evento desde a primeira edição, realizada na Sociedade Harmonia Lyra, em 1983: “O Festival corre na veia de todo joinvilense, faz parte do DNA da cidade. Joinville é hoje respeitada além de seu parque industrial também pela sua cultura da dança. Ter o meu nome e do Vinicios ao lado de artistas tão importantes gera uma grande responsabilidade e a percepção que estamos produzindo algo para eternizar este momento mágico e histórico, os 40 anos do maior festival de dança do mundo”. "Os cartazes que compõem a obra fizeram parte da minha história. Tenho uma memória vívida de alguns deles pendurados nas paredes das casas que cresci", acrescenta Vinícios.

Deixe seu comentário