Joinville lidera ranking de Melhores Cidades para Negócios na Indústria em estudo de 2023

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Município catarinense destaca-se pelo crescimento industrial e estratégias de desenvolvimento

Joinville, referência em desenvolvimento industrial, alcançou a liderança no setor industrial no estudo "Melhores Cidades para Fazer Negócios 2023", elaborado pela Urban Systems em parceria com a Exame. Esta é a primeira vez que uma cidade de Santa Catarina ocupa o primeiro lugar no ranking deste segmento, após não figurar entre as 100 primeiras no ano anterior.

O prefeito Adriano Silva participou de um painel durante o anúncio do resultado, ocorrido na manhã desta quinta-feira (7) em São Paulo, destacando os pontos positivos do setor. A gestão municipal tem implementado ações para incentivar e desburocratizar o ambiente para a indústria, incluindo a criação do Distrito Industrial Sudeste, prevendo a instalação de empresas nas regiões Sul e Sudeste da cidade.

"Teremos dois novos distritos industriais, um com incentivo fiscal para estimular a viabilidade do projeto, e outro com uma área de expansão urbana para ser um grande pulmão de novos terrenos para atender essa demanda de novas indústrias", explica o prefeito.

Joinville destaca-se também pelo tempo ágil para abertura de empresas, levando em média 1 dia e 2 horas, segundo o Mapa das Empresas do Governo Federal. O prefeito ressalta que a cidade tem sido um espaço para empreendedores de todos os portes, não apenas na indústria, oferecendo orientações e fomentando o desenvolvimento de negócios.

Os indicadores avaliados no estudo destacam o saldo positivo de 1,4 mil empregos no setor da indústria da transformação em Joinville, além do crescimento de 3,7% no número de empresas, aumento de 9,95% nas exportações industriais e a concentração de 34% dos empregos formais da cidade no setor industrial.

A localização estratégica da cidade, situada entre seis grandes portos operacionais e com proximidade a aeroportos como o Lauro Carneiro de Loyola, localizado a 13 km do Centro, também contribui para o destaque no ranking.

Para Pablo Bittencourt, economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o desempenho de Joinville se deve à sua estrutura industrial diversificada, presença de fornecedores e disponibilidade de mão de obra qualificada.

Os detalhes completos do estudo estão disponíveis no site da Exame.


Como funciona o ranking

O ranking "Melhores Cidades para Fazer Negócios" utiliza o Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) da consultoria Urban Systems, considerando dados populacionais, fluxo comercial, características urbanas, infraestrutura e outros indicadores. Para a categoria Indústria, são analisados 10 indicadores específicos, incluindo empregos no setor, renda dos trabalhadores, exportação, distância de portos e aeroportos, entre outros.

Polo universitário é inaugurado na Zona Sul de Joinville neste sábado Anterior

Polo universitário é inaugurado na Zona Sul de Joinville neste sábado

Novo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse em Joinville Próximo

Novo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse em Joinville

Deixe seu comentário