Ponto facultativo de Carnaval altera atendimento em Joinville |
Joinville apresenta Plano Municipal de Saúde 2026-2029 com metas para fortalecer o SUS
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Documento aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde define diretrizes, metas e indicadores para a saúde pública até 2029, com foco em Atenção Primária, acesso universal e saúde digital
A Secretaria da Saúde de Joinville apresentou, nesta semana, a versão final do Plano Municipal de Saúde 2026-2029 aos gestores da pasta. O documento, já apreciado e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, estabelece as diretrizes, objetivos, metas e indicadores que irão orientar as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) no município pelos próximos quatro anos.
Considerado o principal instrumento de planejamento da gestão municipal na área da saúde, o plano define as intenções estratégicas e os resultados que deverão ser alcançados até 2029, servindo como base para monitoramento e avaliação das políticas públicas de saúde em Joinville.
“Este documento reflete o compromisso da gestão municipal em melhorar a saúde da população. É nosso dever, enquanto gestores, conhecer e ser guardiões deste plano, pois cabe a nós executá-lo. Ele é parte essencial do processo de construção do SUS”, destacou a secretária da Saúde de Joinville, Daniela França Cavalcante.
O Plano Municipal de Saúde segue as diretrizes aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde e incorpora deliberações da última Conferência Municipal de Saúde, realizada em 2023. A elaboração contou com a participação de equipes técnicas da Secretaria da Saúde, do Conselho e do Hospital Municipal São José.
Entre as oito diretrizes estabelecidas no documento estão o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, a universalização do acesso aos serviços, a ampliação de ações de promoção e prevenção, o avanço da saúde digital no SUS, a qualificação da gestão municipal e o reforço das estratégias de vigilância em saúde.
De acordo com a diretora de Gestão Estratégica da Saúde, Aline Berkenbrock, a execução do plano será acompanhada por áreas específicas de planejamento estratégico e gestão de projetos e indicadores. “Utilizamos ferramentas que permitem o monitoramento contínuo dos resultados. A atuação dos gestores é fundamental para alimentar esses dados e acompanhar, em tempo real, o desenvolvimento das ações na saúde”, afirmou.
Em 2025, o Plano Municipal de Saúde ficou disponível para consulta pública, permitindo que a comunidade enviasse sugestões e contribuições. A versão final do documento pode ser acessada no site oficial da Prefeitura de Joinville.

Deixe seu comentário