Grupo educacional de Joinville implanta ações do Programa de Eficiência Energética da Celesc

  • Foto: Divulgação -

Iniciativa visa promover o uso eficiente de energia elétrica

Um dos maiores grupos educacionais de Santa Catarina, o Grupo BOM JESUS IELUSC, foi contemplado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Celesc e já está implementando ações para promover o uso eficiente de energia elétrica em diversos setores. Os investimentos somam mais de R$ 1,4 milhão, sendo R$ 805 mil provenientes da Celesc, e o restante proveniente da instituição educacional em Joinville, abrangendo quase 5.000 estudantes desde o Berçário até a Pós-graduação.

Até o momento, no grupo BOM JESUS IELSUC foram substituídas 356 lâmpadas convencionais por lâmpadas LED, resultando em uma economia de cerca de 21 MWh/ano, energia suficiente para abastecer aproximadamente 85 residências com consumo médio de 300 kWh/mês durante um mês. Além disso, 177 módulos fotovoltaicos de 550 Wp foram instalados na unidade Centro da instituição e outros 123 módulos na unidade Bonjinha, gerando uma economia estimada de 4.171 MWh, com base nos dados de consumo de 2019 e 2020.

Na semana passada, os colaboradores do Grupo BOM JESUS IELUSC participaram de um treinamento especializado sobre o sistema fotovoltaico instalado nas unidades Centro e Bonjinha, em Joinville. A capacitação foi conduzida pelo engenheiro Matheus Ribeiro do Carmo, da DSA, empresa responsável pela implementação das placas de energia solar.

O gestor de Projetos da Divisão de Eficiência Energética da Celesc, Fabrício Moraes Engelkes, ressalta que o projeto tem como principal objetivo reduzir o consumo de energia elétrica, além de manter ou aumentar a qualidade dos equipamentos e contribuir para o aprendizado sobre energia e seu papel crucial na sociedade. "Há maior qualidade no fluxo luminoso, pois também foi realizada a substituição das lâmpadas ineficientes por lâmpadas de tecnologia LED. A redução de consumo poderá ser verificada através da própria fatura de energia", destaca ele. 

O diretor-geral do Grupo BOM JESUS IELUSC, Silvio Iung, explica que o projeto está em plena sintonia com os valores da instituição, que se aproxima de seu centenário de fundação. "Sempre foi nossa vocação responder às necessidades do nosso tempo. Estar atualizados em relação à sustentabilidade e à eficiência energética vai ao encontro disso", pontua o diretor-geral.

A instalação dos equipamentos é resultado do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Aneel/Celesc está amparado pela Lei 9.991/2000. Este projeto do Grupo BOM JESUS IELUSC foi o melhor avaliado, dentre os projetos contemplados em 2023, pela equipe de especialistas da Celesc. Além da instituição, outros contemplados, pela mesma chamada pública, incluem o Colégio São José, em Itajaí, a UNOESC, em Videira, e o município de São Francisco do Sul.

 

Compromisso com a Sustentabilidade

O Grupo BOM JESUS IELUSC tem desenvolvido diversas iniciativas na área. Entre elas, destacam-se o plantio de mudas de árvores, a eliminação do uso de copos descartáveis e o estímulo ao consumo consciente. A instituição também tem ampliado a destinação correta de resíduos orgânicos e recicláveis, além de promover a educação ambiental de forma transdisciplinar dentro das salas de aula.

Por meio do projeto "Bom para o Planeta, Bom para Todos", que está alinhado ao princípio de reciclagem da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os carrinhos das zeladoras são identificados com a mesma imagem dos coletores, garantindo que os resíduos não sejam misturados. Além disso, novos coletores foram instalados em salas de aula, pátios e corredores para a correta separação dos resíduos.

Maternidade Darcy Vargas passa por ampliação do Banco de Leite para melhorar atendimento Anterior

Maternidade Darcy Vargas passa por ampliação do Banco de Leite para melhorar atendimento

Joinville celebra a Semana Nacional da Educação Infantil com programação especial em escolas e CEIs Próximo

Joinville celebra a Semana Nacional da Educação Infantil com programação especial em escolas e CEIs

Deixe seu comentário