Fusão do Samba abrirá desfile de Carnaval de Joinville relembrando festas memoráveis

  • SECOM PMJ -

A partir desta segunda-feira (6/2), a Prefeitura de Joinville inicia a divulgação de uma série de reportagens com o perfil das quatro Escolas de Samba que vão participar do desfile. Às 18h de sábado (11/2), inicia a concentração e, às 20h, ocorre a lavagem da avenida com o Afoxé Omilodê.

Na sequência, o Desfile das Escolas de Samba de Joinville começará com uma viagem a um passado recente: às 22h, a Associação Cultural e Recreativa Escola Fusão do Samba entrará na avenida Beira-rio relembrando sambas-enredo de três Carnavais inesquecíveis da década passada. É uma forma de a agremiação homenagear a tradição deste espetáculo popular em Joinville, relembrando ao público os temas de 2013, 2014 e 2015.

“Foram Carnavais que não esqueceremos, eles foram incríveis. Estes anos sem Desfile das Escolas de Samba levaram as pessoas a apagarem da memória que Joinville também é terra de Carnaval, que essa tradição existe, sim, e que desfiles lindos já foram feitos há pouco tempo”, afirma a presidente da Fusão do Samba, Enelir Machado.

O enredo “Fusão do Samba traz a Retrospectiva” relembra “O Circo – a alegria chegou na cidade”, “Mestre Ernesto Bateria Nota 10” e “A consciência negra volta a sorrir, valeu Zumbi!”, em composição de Elexandro Melo. Segundo Enelir, o primeiro garantirá o colorido da festa e lembrará da emoção principal do Carnaval, enquanto o último destacará a importância da história e cultura negra no Brasil.

A emoção fica por conta do trecho que relembra o samba-enredo de 2014, em homenagem ao Mestre Ernesto, o “Butiaquinho”. Ele tem mais de 50 anos de dedicação ao Carnaval de Joinville e São Francisco do Sul e, neste ano, será a última vez em que sairá à avenida como mestre de bateria. É uma tradição que se encerra - ainda que ele tenha fôlego para continuar desfilando por mais alguns anos, sem a responsabilidade de conduzir o grupo - mas com a esperança de novos carnavalescos que estão chegando.

“A escola tem muitas crianças, muitos filhos e netos de pessoas que participam do Carnaval de Joinville há muitos anos. É um desafio montar o desfile, trabalhar dia e noite por semanas, mas não vamos deixar essa história acabar”, garante Enelir.

Escola Fusão do Samba

Nome completo: Associação Cultural e Recreativa Escola Fusão do Samba
Data de fundação: 20 de novembro de 2007
Cores: verde e branco
Símbolo: Beija-flor
Enredo: “Fusão do Samba traz a Retrospectiva”, de Elexandro Melo.
Presidente: Enelir Catarina Cardoso Machado
Vice-presidente: Ezilda Vieira Mamede
Primeiro Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira: Paulo e Claudete
Rainha da escola: Jéssica Kellen da Silva
Rei da bateria: Felipe Sizerio Gonçalves
Madrinha da escola: Fabiane Oliveira
Mestre de Bateria: Ernesto Miranda Correia
Intérpretes do samba: Julio Cesar e Thales da Silva Vasconcellos
Integrantes: 300
Alas: 7
Alegorias: 1​

Abertas as inscrições para a 14ª Conferência Municipal da Saúde de Joinville Anterior

Abertas as inscrições para a 14ª Conferência Municipal da Saúde de Joinville

Testemunha que mentiu em depoimento para proteger amigo acaba condenado pela Justiça Próximo

Testemunha que mentiu em depoimento para proteger amigo acaba condenado pela Justiça

Deixe seu comentário