Estado realiza abertura gradativa das comportas das barragens para reduzir níveis dos reservatórios

  • Foto: Divulgação / Defesa Civil -

Operação visa garantir espaço para novos volumes de chuva e proteger a população

O Governo do Estado de Santa Catarina anunciou que os técnicos da Secretaria de Proteção e Defesa Civil estão atuando na operacionalização das barragens de Ituporanga e Taió, no Alto Vale do Itajaí, em resposta às fortes chuvas dos últimos dias. Com a melhora nas condições meteorológicas e a redução do nível dos rios, o governador Jorginho Mello determinou a abertura gradativa e controlada das comportas das barragens, que teve início na madrugada desta quarta-feira.

O governador Mello enfatizou a importância da medida: "Estamos trabalhando para preservar, acima de tudo, a vida dos catarinenses. Determinei a abertura das comportas da barragem de Taió de forma gradativa, e essa ação já está em andamento."

A decisão de abrir as comportas tem como objetivo permitir que a água represada nas barragens tenha espaço para dar vazão e, ao mesmo tempo, preparar as estruturas para receber novos volumes de chuva. Essa operação é fundamental para evitar inundações e garantir a segurança das áreas circundantes.

A Defesa Civil do Estado mantém um estado de alerta e reforça a necessidade de redobrar a atenção devido ao alto risco de deslizamentos, enchentes e enxurradas previstos para os próximos dois dias. As forças de segurança estão em prontidão para atender à população. Em caso de necessidade, os cidadãos podem ligar para o número 199 da Defesa Civil, 193 dos Bombeiros e 190 da Polícia Militar. A colaboração da comunidade é fundamental para garantir a segurança de todos.

A medida tomada pelo Governo do Estado visa a proteção e o bem-estar dos cidadãos catarinenses diante das condições climáticas adversas e do potencial risco de desastres naturais. A abertura controlada das comportas é uma ação preventiva que busca minimizar os impactos das chuvas e garantir a segurança da população da região do Alto Vale do Itajaí.


Taió alerta

​O prefeito de Taió, Alexandre Purnhagen, fez um apelo ao governo do estado para a abertura de comportas da barragem de Taió. O município enfrenta a pior enchente de sua história devido às fortes chuvas recentes. O pedido foi feito em vídeo nas redes sociais, enfatizando a situação crítica na cidade, que estava debaixo d'água pelo terceiro dia consecutivo. Após a conversa entre o prefeito e o coordenador de monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudolf, as comportas foram abertas de forma gradativa, visando minimizar as inundações em outras cidades afetadas. Até o momento, quatro das sete comportas de Taió foram abertas. O nível de ocupação da barragem estava em 100%, o mesmo ocorrendo em Ituporanga, que tem duas das cinco comportas abertas. O governo estadual e a Defesa Civil estão mobilizados para lidar com a situação.

Câmara de Vereadores de Joinville discute mudança na alimentação escolar Anterior

Câmara de Vereadores de Joinville discute mudança na alimentação escolar

Joinville é escolhida para projeto internacional de combate à Dengue Próximo

Joinville é escolhida para projeto internacional de combate à Dengue

Deixe seu comentário