“Dia D - Joinville Contra a Dengue” mobiliza cidade no combate ao Aedes aegypti

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Prefeitura, forças de segurança e voluntários unem esforços para combater a proliferação do mosquito transmissor

No sábado (17), Joinville foi palco de uma grande mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a Dengue. O mutirão intitulado "Dia D - Joinville Conta a Dengue" foi organizado pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), e contou com a participação ativa das forças de segurança, voluntários e representantes de órgãos de saúde e segurança locais.

As equipes, que incluíam Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Voluntários e o 62º Batalhão de Infantaria (62 BI), além de voluntários e representantes dos conselhos de saúde e segurança locais, se concentraram nas regiões de quatro bairros com maior incidência de focos do mosquito: Aventureiro, Saguaçu, Paranaguamirim e Morro do Meio.

Durante a manhã, as equipes visitaram residências, levando orientações e realizando ações de conscientização através do "10 Minutos Contra a Dengue", um checklist que auxilia na identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito.

A prefeita em exercício, Rejane Gambin, destacou a importância da mobilização de toda a população de Joinville no combate ao mosquito. Ela ressaltou que, embora o foco principal tenha sido nessas regiões críticas, a participação de todos é fundamental para vencer essa batalha contra a dengue.

A secretária da Saúde, Tânia Eberhardt, enfatizou o papel crucial da comunidade nessa luta contínua contra a proliferação do Aedes aegypti. Ela reforçou a necessidade de cada cidadão fazer sua parte, realizando vistorias constantes em seus quintais e contribuindo para a identificação e eliminação de possíveis focos do mosquito.


Agentes de combate à dengue orientam moradores em mutirão pelos bairros de Joinville

​Dando continuidade ao mutirão contra a dengue em Joinville, as equipes de saúde percorreram diversas ruas dos bairros, abordando moradores e fornecendo orientações essenciais para combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Os agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde (SES) desempenham um papel fundamental nessa empreitada, realizando vistorias minuciosas em busca de possíveis criadouros do mosquito. Além disso, eles fornecem informações sobre os cuidados necessários, incluindo o uso de repelentes, como destaca Carlos Eduardo Silva, um dos agentes envolvidos na ação.

"Abordamos o morador, informamos o índice de pessoas infectadas e ajudamos a identificar possíveis focos do mosquito. Se necessário, fazemos o tratamento com larvicida e já sanamos logo o problema. Também passamos orientações sobre os cuidados que precisam ser tomados, principalmente o uso de repelente que estamos enfatizando bastante", relata Carlos Eduardo.

A importância dessa abordagem direta foi evidenciada na experiência da moradora do bairro Aventureiro, Mari Vicente Mondo. Mesmo tomando cuidados em seu terreno, a visita de um agente de endemias revelou um possível foco do Aedes aegypti na caixa d'água. Mari relata a importância dessa orientação: "Foi muito esclarecedor porque não estávamos atentos ao ralo da caixa d’água. E o agente explicou que pode acumular água no caninho por onde sai a água. Imediatamente providenciamos a telinha e resolvemos o problema".

A dona de casa Eva Dunhker, moradora do bairro Saguaçu, conhece de perto os riscos da dengue, pois já vivenciou a doença em sua família. Com muito cuidado, ela se esforça para manter o mosquito longe de sua residência. "Tenho muita preocupação. Cuido dos vasos de flor, na lavanderia, no tanque, viro as coisas para baixo. Minha filha tem síndrome de Down, pegou dengue e ficou muito fraquinha. É preciso ter muito cuidado com a água parada, com os lixos, pois é o lugar onde o mosquito gosta de se esconder e ali vai procriando", alerta Eva.


10 Minutos contra a Dengue

O “10 Minutos Contra a Dengue” é uma das ações estratégicas utilizadas pela Prefeitura de Joinville como parte do plano Joinville Contra a Dengue.


Confira as ações que compõe o “10 Minutos Contra a Dengue”

•⁠ ⁠Caixas d’água vedadas
•⁠ ⁠Calhas totalmente limpas
•⁠ ⁠Galões tonéis, poços e tambores bem fechados
•⁠ ⁠Pneus sem água e em lugares cobertos
•⁠ ⁠Garrafas vazias e baldes com a boca para baixo
•⁠ ⁠Ralos limpos e com tela
•⁠ ⁠Ar condicionado com bandeja limpa e sem água
•⁠ ⁠Bandejas de geladeira sem água
•⁠ ⁠Pratos de vasos de planta com areia até a borda
•⁠ ⁠Bomélias e outras plantas sem acúmulo de água
•⁠ ⁠Vasos sanitários sem uso sempre fechados
•⁠ ⁠Lonas de coberturas bem esticadas para evitar poças
•⁠ ⁠Piscinas e fontes sempre bem fechadas

Florianópolis reintegra mais de 600 pessoas em situação de rua de volta às cidades de origem Anterior

Florianópolis reintegra mais de 600 pessoas em situação de rua de volta às cidades de origem

Para ministro, prisão de motoboy no RS foi racismo institucionalizado Próximo

Para ministro, prisão de motoboy no RS foi racismo institucionalizado

Deixe seu comentário