Celesc adota pagamento com cartão em Joinville para modernizar atendimento |
Campanha alerta sobre uso correto de bicicletas elétricas e ciclomotores
-
Foto: PRefeitura de Joinville/Divulgação -
Ações educativas do Detrans e Eptran vão até 7 de agosto e incluem distribuição de folders e orientação direta aos condutores
Até o dia 7 de agosto, o Departamento de Trânsito (Detrans) da Prefeitura de Joinville intensifica as ações de conscientização com a campanha educativa sobre o uso de equipamentos elétricos, incluindo autopropelidos, bicicletas elétricas e ciclomotores.
A campanha teve início na terça-feira (29), com uma blitz educativa realizada em frente ao Mercado Público Municipal, com a participação da equipe da Escola Pública de Trânsito (Eptran), agentes de trânsito e guardas municipais.
“O objetivo principal dessa ação é a conscientização dos usuários e da população de modo geral. Por meio da Eptran, temos intensificado cada vez mais o trabalho de educação”, afirma o diretor-presidente do Detrans, Paulo Rogério Rigo.
Durante a blitz educativa, as equipes abordaram condutores e reforçaram informações sobre as práticas seguras e as normas vigentes. Também foram distribuídos folders explicativos sobre o Decreto Municipal 67.575/2025, que regulamenta a circulação de autopropelidos, bicicletas elétricas e ciclomotores nas vias urbanas do município.
Além de especificar os locais permitidos e proibidos de circulação e estacionamento para cada tipo de veículo, o folder também traz as características técnicas dos equipamentos de mobilidade, bem como o tipo de documentação exigida para cada a condução de cada um deles. O material está disponível no link.
“As principais dificuldades que observamos em relação a esses veículos estão relacionadas ao tráfego em locais não adequados e à falta de uso dos equipamentos de proteção, como capacete. Na blitz educativa procuramos informar corretamente o que é e o que não é permitido”, completa Paulo Rigo.
De acordo com o diretor-presidente do Detrans, em Joinville, o número de ocorrências envolvendo veículos elétricos cresce na proporção em que aumenta a quantidade desses equipamentos circulando nas ruas.
Por isso, ele reforça: “Orientamos que os condutores tomem conhecimento das normas e façam o que é previsto: usem equipamento de proteção, andem na velocidade correta e nos locais corretos, sempre com atenção. Lembrando que esse tipo de modal, assim como as bicicletas, motocicletas e os pedestres, são as partes mais frágeis do trânsito e todo cuidado deve ser tomado para evitar acidentes que podem ser fatais”.
Ações educativas
As ações da campanha educativa do Detrans e Eptran sobre uso de veículos elétricos, incluindo autopropelidos, bicicletas elétricas e ciclomotores, ocorrem até o dia 7 de agosto (quinta-feira).
Confira a programação
31 de julho (quinta-feira) – das 13h às 14h – Blitz educativa no Parque da Cidade (rua Graciosa, em frente ao supermercado Benvenutti).
1º de agosto (sexta-feira) – das 11h30 às 12h30 – Blitz educativa na rua 9 de Março, em frente ao Monumento à Barca.
4 de agosto (segunda-feira) – das 13h45 às 14h45 – Blitz educativa na rua Albano Schmidt, 4016 – em frente à Igreja Assembleia de Deus, no bairro Comasa.
6 de agosto (quarta-feira) – das 7h15 às 8h15 – Blitz educativa na rua Camboriú, próximo ao restaurante O Fornão.
7 de agosto (quinta-feira) – das 13h45 às 14h45 – Blitz educativa rua Albano Schmidt em frente ao Corpo de Bombeiros, na saída da empresa Tupy.
Deixe seu comentário