Joinville realiza vacinação neste fim de semana para atualizar calendário vacinal da população |
BRASIL, 100 ANOS DE RÁDIO: Imagens que marcaram história dos anos dourados do rádio joinvilense
ÁGUAS DO RIO MATHAS INVADEM INSTALAÇOES DA DIFUSORA: As instalações térreas da Rádio Difusora de Joinville foram invadidas pelo transbordamento do rio Mathias. A foto mostra a inundação ocorrida no início dos anos 60. Não foi a primeira vez que as instalações da emissora localizadas na rua Pedro Lobo, 218, inauguradas em 9 de março de 1951, foram atingidas pelas águas.
Os prédios da Rádio Difusora e da Fundição Tupy eram separados pelo rio Mathias. Por ocasião de chuvas fortes as águas do Mathias eram represadas pela maré alta provocando enchente. Entrando pelos fundos do prédio e pelos ralos dos sanitários, a água atingiu o estúdio B; a técnica de som; estações de trabalho onde se localizavam redação, departamento esportivo e serviço de rádio escuta.
A água invadiu também a sala da direção, secretaria da emissora e sanitários. Por fim, a água percorreu o saguão de entrada e as portas duplas que davam para a rua Pedro Lobo foram abertas para liberar o grande volume de água. Como as principais instalações formadas por discoteca e departamento comercial que ficavam no mezanino; estúdio A, palco e auditório localizados no último pavimento, a Difusora não interrompeu as transmissões durante a grave ocorrência.
Na foto mostra a água saindo pela porta principal e algumas pessoas, entre elas estão os funcionários: Zaide Maria (secretária), Roque Bosco (locutor), está sem camisa, e Wilson Souza (operador de som), o primeiro à direita.
A foto pertence ao arquivo pessoal do jornalista Ary Silveira de Souza, locutor noticiarista da Difusora de 1961 a 1972, autor desse relato com conhecimentos armazenados em sua memória. Publicado no JI Online - Jornal dos Bairros de Joinville, em 15/10/2022

Deixe seu comentário