Após 7 anos, tragédia de Brumadinho será examinada na Justiça |
Arte e história de Joinville desembarcam na Suíça em ação do Comitê Cidades-Irmãs
Exposição, workshops e pesquisa sobre imigração suíça fazem parte da programação em Schaffhausen, cidade-irmã de Joinville
Uma iniciativa do Programa Cidades-Irmãs vai conectar ainda mais Joinville à sua origem europeia. No dia 23 de maio, duas representantes do Comitê Cidades-Irmãs embarcam para a Suíça com a missão de levar arte, memória e pesquisa histórica da cidade catarinense para Schaffhausen, sua cidade-irmã, e também para Thayngen. A viagem é apoiada institucionalmente pela Prefeitura de Joinville e pelo Comitê, sem uso de recursos públicos.
A artista visual Roseli Ritzmann, presidente do Instituto Suíço de Joinville, e Romy Dunzinger, vice-presidente da entidade, conduzirão uma série de atividades durante a viagem, que segue até 17 de junho. No país europeu, Roseli irá expor sua mostra de arte têxtil contemporânea “Orgânics” e ministrar workshops com técnicas de tear e colagem.
“É a minha primeira exposição internacional. A arte têxtil contemporânea é bem-vista fora do Brasil, então tenho boas expectativas da recepção dessas obras e também do workshop, pelo público e artistas suíços”, afirma Roseli, cuja conexão com a Suíça é ancestral: seu tetravô estava entre os imigrantes da barca Colon.
Além das ações artísticas, Roseli também leva na bagagem uma pesquisa histórica detalhada sobre a saúde dos imigrantes suíços na Colônia Dona Francisca, entre 1851 e 1905. O estudo, desenvolvido com base em dados do Arquivo Histórico de Joinville, reúne informações sobre doenças, causas de morte e o contexto sanitário dos imigrantes antes, durante e após a travessia para o Brasil.
Outra frente da viagem será a realização de rodas de conversa sobre imigração, com mediação e tradução de Romy Dunzinger. A proposta é compartilhar vivências e promover o intercâmbio cultural, fortalecendo os laços entre Joinville e Schaffhausen.
O acordo de cidade-irmã entre Joinville e Schaffhausen já dura 17 anos e foi renovado em 2023. A ação atual reforça o compromisso com a troca cultural, artística e histórica entre os dois municípios.
Deixe seu comentário