Alunos de escolas municipais de Joinville brilham na etapa regional da First Lego League

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Competição reúne 70 estudantes de sete escolas e promove integração entre unidades públicas, privadas e equipes de garagem

Cerca de 70 alunos de sete escolas municipais de Joinville participam com da etapa regional da First Lego League (FLL), sediada na escola SESI, no antigo Moinho de Joinville. A competição, que envolve unidades públicas, privadas e equipes de garagem de diferentes municípios catarinenses, teve início nesta segunda-feira (13) e tem final marcada para esta terça-feira (14).

A Rede Municipal de Ensino marca presença com dez equipes de robótica, orientadas por 14 professores, competindo sob o tema "Master Piece". O destaque vai para a estreante equipe "Anna Tech", composta por dez alunos da Escola Municipal Professora Anna Maria Harger. Formado neste ano, o grupo participa de sua primeira competição oficial, trazendo frescor e inovação para a disputa.

Ana Paula Alexandre Ferreira, aluna do 9º ano e integrante da equipe "Anna Tech", expressa suas expectativas elevadas: "Espero que dê tudo certo durante a competição e quem sabe a gente vença. Mas apenas de estar aqui trabalhando em equipe e convivendo com outras pessoas já é muito importante porque são coisas que vamos precisar no futuro, no trabalho e na vida."

A professora Lucimara Pereira de Melo, que acompanha a equipe "Anna Tech", destaca que a participação na FLL fortalece o senso de coletividade entre os alunos: "Eles pensam no coletivo e sabem que representam a escola e o município nesta competição." Para ela, a expectativa é que a experiência sirva como aprendizado valioso.

A FLL é disputada em quatro categorias: desafio do robô, design do robô, projeto de inovação e core values. As três últimas categorias são avaliadas em uma sala fechada por três avaliadores, enquanto o desafio do robô ocorre nas mesas montadas na arena do evento. As equipes com melhor desempenho garantem vaga para a etapa nacional da FLL, programada para ocorrer em Brasília, em 2024.


Como Funciona a Competição

Desafio do Robô: As equipes têm três rounds de 2 minutos e meio para que o robô resolva a maior quantidade de missões possíveis, com pontuações atribuídas a cada missão. Ao final dos rounds, a maior pontuação prevalece.

Design do Robô: A equipe é avaliada em relação à programação, construção do robô e estratégias utilizadas para escolher as missões a serem realizadas.

Projeto de Inovação: Cada equipe desenvolve um projeto relacionado ao tema da temporada, abordando problema, justificativa, solução, custos para implementação e, se possível, um protótipo.

Core Values: Durante o evento, as equipes são avaliadas quanto ao entrosamento entre os membros, respeito às diferenças, diversão e espírito de equipe.

Atletas e técnicos são homenageados após conquista histórica na Olesc Anterior

Atletas e técnicos são homenageados após conquista histórica na Olesc

STF derruba condenação trabalhista bilionária contra a Petrobras Próximo

STF derruba condenação trabalhista bilionária contra a Petrobras

Deixe seu comentário