Águas de Joinville inicia obras para melhorar abastecimento de água na Zona Sul

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Investimento de R$ 48 milhões visa modernização e redução de perdas de água na região

A Companhia Águas de Joinville deu início a um conjunto significativo de ações destinadas a aprimorar o sistema de abastecimento de água na região Sul da cidade. O investimento de R$ 48 milhões em obras de infraestrutura, substituição de redes, controle de pressão na rede, pesquisa e reparo de vazamentos tem previsão de execução em 18 meses, beneficiando os bairros Adhemar Garcia, Anita Garibaldi, Floresta, Guanabara, Itaum, Itinga, Jarivatuba, João Costa, Morro do Meio, Nova Brasília, Paranaguamirim, Petrópolis, Santa Catarina, São Marcos e Ulysses Guimarães.

Além de modernizar o sistema, as intervenções têm como objetivo reduzir significativamente as perdas de água na região. Estima-se uma diminuição de até 33% no volume de água perdido.

"Esse pacote de obras trará melhorias substanciais para a Zona Sul, além de modernizar o sistema de abastecimento, contribuindo para a redução das perdas de água tratada. Cuidar da água é nossa missão diária. Preservar e evitar desperdícios também é parte de nosso compromisso ambiental e social", enfatiza Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Águas de Joinville.

As obras abrangerão a instalação de 24 km de novas redes, 38 válvulas redutoras de pressão, três novas bombas pressurizadoras e modernização de outras 33 existentes. Adicionalmente, está prevista a setorização do sistema de abastecimento por meio da implementação de 42 Distritos de Medição e Controle (DMCs), um sistema já implantado em bairros como Bucarein.

Este projeto na Zona Sul é regido por um Contrato de Performance, uma iniciativa pioneira da Companhia Águas de Joinville em Santa Catarina. Segundo Clarissa Campos de Sá, gerente do Centro de Inteligência em Operações, esse modelo de contrato assegura a qualidade na execução dos serviços.

Nesse sentido, o Consórcio RV Joinville, composto pelas empresas Vita Ambiental e Restor, será remunerado somente após o cumprimento das metas e resultados estipulados, garantindo agilidade e eficiência na entrega dos serviços.

As intervenções, que tiveram início em novembro, incluem a instalação de equipamentos de medição de pressão, pesquisa e reparo de vazamentos não visíveis e implantação de nova rede de água na rua Petrópolis. A Companhia Águas de Joinville se compromete a informar a comunidade sobre possíveis impactos decorrentes das obras, seja pela interdição de vias ou interrupção no abastecimento, através de agentes de campo e comunicados oficiais.

O acompanhamento do progresso das obras será comunicado pela Companhia em seus canais oficiais, como redes sociais e site, ao longo dos 18 meses de execução do projeto, mantendo a população informada sobre o desenvolvimento das melhorias na infraestrutura de abastecimento de água na região Sul de Joinville.

Oficina sobre Gestão da Qualidade e Gerenciamento de Risco reúne servidores da Vigilância Sanitária em Joinville Anterior

Oficina sobre Gestão da Qualidade e Gerenciamento de Risco reúne servidores da Vigilância Sanitária em Joinville

Matrículas na Rede Municipal de Ensino de Joinville estão abertas para Educação Infantil e Ensino Fundamental Próximo

Matrículas na Rede Municipal de Ensino de Joinville estão abertas para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Deixe seu comentário