Agência Francesa de Desenvolvimento avalia projeto do Parque Linear Porto Cachoeira em Joinville

  • Foto: Secom / Divulgação -

Equipe da AFD realiza estudos e workshops sobre drenagem sustentável e projetos habitacionais na cidade catarinense

Técnicos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) estão em Joinville esta semana, conduzindo estudos preliminares sobre o parque linear Porto Cachoeira. A equipe da AFD, juntamente com consultores contratados pela Agência, participou de um workshop focado em drenagem sustentável e soluções baseadas na natureza, além de realizar visitas em campo para avaliar o projeto.

A Prefeitura de Joinville está buscando financiamento junto ao Governo Federal por meio da AFD. Com os recursos a serem disponibilizados, o plano é construir o parque linear Porto Cachoeira e implementar projetos habitacionais, bem como outras ações voltadas para o desenvolvimento da região.

Na manhã desta quarta-feira, profissionais da AFD, consultores e técnicos da Secretaria de Administração e Planejamento (SAP) se reuniram na Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur) para discutir os detalhes do projeto Porto Cachoeira.

Rogério de Paula Barbosa, gerente de projetos sênior da AFD, destacou a importância do projeto para a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de Joinville. "Isso é uma parte importante do nosso trabalho: trazer qualidade de vida, melhorar as condições socioeconômicas com sustentabilidade. Estamos agora estruturando como pode ser esse projeto. Esse é um apoio que já estamos oferecendo à Prefeitura por acreditarmos que é um projeto que tem um grande potencial de gerar impactos positivos," afirmou Rogério.

Além de promover qualidade de vida, o projeto também visa reduzir e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. "Essa é a principal agenda da AFD. Operamos em todo o mundo tentando reduzir esses impactos. A criação de um parque linear, por exemplo, é uma forma de reduzir o calor dentro de uma cidade," explicou o gerente de projetos.

Paulo Henrique Klein, diretor executivo da Sepur, mencionou a relevância da AFD na implementação de medidas de micro e macrodrenagem. "Joinville está no nível do mar. Temos cheias até em dias que não há chuva, por causa da maré. O apoio técnico da AFD poderá nos ajudar a criar dispositivos de infraestrutura que mitiguem os efeitos, com formas mais simples de controle das cheias," disse Paulo.

Durante a semana, a AFD também realizou visitas técnicas na Secretaria da Habitação, onde discutiram projetos habitacionais. Rogério de Paula Barbosa enfatizou o compromisso com a eficiência energética e a redução do impacto ambiental. "Nosso trabalho será de modelar habitações de caráter social, buscando construções com uma maior eficiência energética e menor impacto ambiental," destacou.

O secretário de Habitação de Joinville, Rodrigo Andrioli, enfatizou que essa colaboração com a Agência Francesa de Desenvolvimento reafirma o compromisso da Prefeitura com projetos e ações que buscam melhorar a condição de vida dos cidadãos de Joinville.

Chuvas atingem 152 municípios catarinenses, enquanto desabrigados superam 30 mil Anterior

Chuvas atingem 152 municípios catarinenses, enquanto desabrigados superam 30 mil

Escola de Joinville vence prêmio do TCE/SC como referência no Estado Próximo

Escola de Joinville vence prêmio do TCE/SC como referência no Estado

Deixe seu comentário