Ações do Maio Amarelo promovem educação no trânsito e cidadania nas escolas de Joinville

  • SECOM PMJ -

Na segunda-feira (8), alunos dos terceiros e quartos anos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski, no bairro Jardim Paraíso, tiveram uma manhã de interatividade, diversão e informação com as atividades do projeto Trânsito e Cidadania.

A iniciativa é uma das ações da campanha Maio Amarelo, realizada pela Escola Pública de Trânsito (Eptran) do Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans), e tem o objetivo de levar às crianças dicas importantes para o cotidiano dos pedestres, ciclistas e motoristas.

“Percebemos que todas as vezes que trabalhamos intensamente a educação para o trânsito, temos redução significativa de acidentes. As crianças são agentes multiplicadores que incentivam os pais a se comportar corretamente, em um trânsito mais seguro”, afirma Melissa Puertas Sampaio, gerente da Eptran.

As atividades do projeto Trânsito e Cidadania têm início ainda em sala de aula, com um bate-papo conduzido pela equipe da Eptran. Nesse momento, elas recebem materiais como cartilha, etiquetas retrorrefletivas, ilustração para colorir e camisetas para sorteio.

Após essa etapa, os alunos seguem para uma série de atrações realizadas em parceria com outros órgãos da Prefeitura e das forças de segurança.

Na Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski, o circuito teve a presença da Eptran e do Movimento Pedala Joinville, que apresentou às crianças informações sobre uso de equipamentos de segurança e comportamento seguro dos ciclistas.

A equipe da Vigilância Ambiental, vinculada à Secretaria da Saúde (SES), levou aos estudantes informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. Os pequenos também puderam observar larvas do mosquito no microscópio e ouviram sobre os riscos oferecidos por animais peçonhentos como serpentes, aranhas e escorpiões.

Já a Defesa Civil, Unidade da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville (Seprot), apresentou sobre a importância do trabalho que oferece à sociedade na prevenção e enfrentamento de situações de risco, de calamidade e estado de emergência.

Para movimentar a turma, os integrantes da Guarda Municipal conduzem uma atividade com base no Muay Thai.

Em outro momento repleto de animação e interatividade, as crianças conhecem o interior de viaturas dos agentes de trânsito do Detrans e do ônibus utilizado como base móvel da Guarda Municipal. Também estiveram em exposição uma viatura da Polícia Civil e um caminhão de combate a incêndio e resgate dos Bombeiros Voluntários de Joinville.

O pequeno Arthur Cardoso, de 8 anos, aprovou a experiência e vai compartilhar seu aprendizado, em casa: “Gostei muito da aula de Muay Thai. Vou falar para os meus pais que precisa atravessar na faixa de pedestre e o que precisa ter equipamento nas bicicletas”.

Já a sua colega, Witória Ribeiro, gostou de visitar as viaturas da exposição. E completou: “Também aprendi sobre as faixas de pedestre e com quantos anos a criança pode andar no banco da frente dos carros”.​

Prefeitura de Joinville promove consulta pública sobre Plano Municipal de Museus Anterior

Prefeitura de Joinville promove consulta pública sobre Plano Municipal de Museus

Semana começa com chance de pancadas de chuva e temporais Próximo

Semana começa com chance de pancadas de chuva e temporais

Deixe seu comentário