Notícias

19 de agosto é o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua

  • SECOM - PMJ -

m 19 de agosto é considerado o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua. Em Joinville, a Prefeitura conta com uma série de ações para atender esses cidadãos.

Uma delas é o Centro Pop, que presta serviço socioassistencial às pessoas em situação de rua. No local, os usuários têm acesso a banheiros com chuveiros e lavanderia, além de encaminhamento para atendimento psicológico e para o Cepat, em busca de colocação no mercado de trabalho. 

Os moradores em situação de rua também devem procurar o Centro Pop para realizar o cadastro que possibilita retirar as marmitas nos Restaurantes Populares. Quando estes moradores estão no CadÚnico, elas retiram gratuitamente o alimento. Quando recebem o Bolsa Família, o custo do almoço é R$ 1, para fazer a refeição no local. Caso opte pela marmita, terá acréscimo de mais R$ 1, referente ao custo da embalagem. 

Segundo o coordenador do Centro POP, Cleiton José Barbosa, a população precisa olhar de forma humana e livre de preconceitos para as pessoas em situação de rua. "Cada indivíduo desses tem uma história de vida. E nem sempre foi escolha dele acabar em uma situação de rua. Há um contexto dentro da história de vida dessa pessoa, algum problema estrutural que o levou a essa situação", explica o coordenador.

Os cidadãos em situação de rua também contam com o Consultório na Rua. A equipe da Secretaria da Saúde de Joinville passa por toda a cidade, realizando em média 120 atendimentos por mês. 

Os profissionais seguem uma rota com 12 locais espalhados pela cidade, onde há maior concentração da população em situação de rua. A equipe visita esses pontos pelo menos duas vezes por semana. Também atendem conforme recebem informações de lugares onde o serviço é necessário. 

Outra ação da Prefeitura de Joinville são as vagas disponíveis regularmente para acolhimento de pessoas em situação de rua. São 20 vagas na Casa de Passagem Vó Joaquina e cinco vagas no Essência de Vida, via convênio.

Nos dias de frio intenso, a Secretaria de Assistência Social realiza ainda a Ação de Inverno, em que os moradores em situação de rua, após contato com o Centro Pop, são encaminhados para parceiros que oferecem banho, alimentação e local para pernoite. Outra iniciativa realizada durante este inverno foi o acolhimento emergencial no Ginásio Abel Schulz. 

O Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua é em memória ao trágico "Massacre da Sé", quando pessoas em situação de rua foram assassinadas em agosto de 2004, em São Paulo.

CVJ - Finanças aprova mais dinheiro para o São José e adequação no fundo das crianças e adolescentes Anterior

CVJ - Finanças aprova mais dinheiro para o São José e adequação no fundo das crianças e adolescentes

Governador conhece a primeira cerveja 100% catarinense Próximo

Governador conhece a primeira cerveja 100% catarinense

Deixe seu comentário