Segunda onda de frio de 2025 chega a SC com mínimas negativas e tardes mais amenas
-
Foto: Aires Mariga / Epagri -
Massa de ar polar começa a atuar com força a partir de quarta-feira (11)
Os catarinenses já começam a sentir os efeitos da segunda onda de frio de 2025 a partir da noite desta segunda-feira (9). De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, esta semana deve registrar as menores temperaturas do ano em algumas regiões, com mínimas que podem ficar abaixo de 0°C nas áreas mais altas do Estado. Nas demais regiões, os termômetros variam entre 8°C e 14°C nas madrugadas, enquanto as máximas oscilam entre 18°C e 20°C, configurando o que os meteorologistas chamam de uma “gangorra de temperaturas”.
A sensação de frio mais intensa será durante as noites e madrugadas, especialmente na quarta (11) e quinta-feira (12), quando a massa de ar frio de origem polar se instala com mais força sobre Santa Catarina.
“Ao longo das tardes, especialmente no Litoral e Extremo Oeste, as temperaturas ficam mais amenas, variando entre 16°C e 19°C”, explica Felipe Theodorovitz, meteorologista da Defesa Civil estadual.
Sem neve, mas com frio seco
Diferente da última onda de frio registrada no final de maio, que trouxe neve a algumas regiões serranas, desta vez o frio será mais seco e com céu mais limpo.
“No final de maio, a sensação de frio foi potencializada por chuva, nebulosidade e ventos. Agora, mesmo com mínimas potencialmente menores, o sol aparece nas tardes e os ventos devem ser fracos, o que ameniza a sensação térmica durante o dia”, esclarece Theodorovitz.
Recomendações
A Defesa Civil orienta que a população redobre os cuidados com a saúde, principalmente com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. Também é importante atenção com o uso de aquecedores e lareiras, para evitar acidentes domésticos, além de garantir a proteção de animais de estimação e plantas sensíveis ao frio.
O órgão segue monitorando a evolução do tempo e alerta para mudanças bruscas de temperatura ao longo da semana. Informações atualizadas podem ser acompanhadas pelos canais oficiais da Defesa Civil de SC.

Deixe seu comentário