Joinville realiza vacinação neste fim de semana para atualizar calendário vacinal da população |
Onda de calor extremo em Santa Catarina deve persistir até sexta-feira
-
Foto: Royalty-free / GettyImages -
Temperaturas escaldantes e risco de desidratação preocupam
Uma onda de calor excepcional atinge todas as regiões de Santa Catarina, trazendo temperaturas escaldantes que devem se manter até a próxima sexta-feira (9). O fenômeno, caracterizado por uma massa de ar quente, já elevou os termômetros a níveis alarmantes, com Itapiranga, no Extremo-Oeste do Estado, registrando uma marca impressionante de 41ºC nesta segunda-feira (5).
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para o risco elevado de desidratação e insolação devido às altas temperaturas. Conforme o órgão, a onda de calor é ocasionada por uma massa de ar quente que mantém os dias abafados e provoca um rápido aumento das temperaturas durante o dia. Na maioria dos municípios catarinenses, as máximas oscilam entre 32ºC e 35ºC, mas no Oeste, as temperaturas podem chegar até 40ºC, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul e à fronteira com a Argentina. No Vale do Itajaí, também se espera um calor intenso.
Nas áreas mais afetadas, o risco para desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias é considerado alto, enquanto em outras regiões, o risco é moderado ou baixo. A recomendação da Defesa Civil é que a população se mantenha hidratada e evite a exposição solar durante as horas mais quentes do dia.
Além do calor extremo, a semana em Santa Catarina será marcada pelas típicas "chuvas de verão". Na quarta-feira (7), estão previstas pancadas isoladas à tarde e à noite, enquanto no Litoral, a chuva deve ocorrer durante a madrugada e início da manhã. Na quinta (8) e sexta-feira (9), espera-se sol e calor, com aumento de nuvens e pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite em todas as regiões, exceto no Oeste, onde o tempo permanecerá mais seco.

Deixe seu comentário