Onda de calor extremo em Santa Catarina deve persistir até sexta-feira

  • Foto: Royalty-free / GettyImages -

Temperaturas escaldantes e risco de desidratação preocupam

Uma onda de calor excepcional atinge todas as regiões de Santa Catarina, trazendo temperaturas escaldantes que devem se manter até a próxima sexta-feira (9). O fenômeno, caracterizado por uma massa de ar quente, já elevou os termômetros a níveis alarmantes, com Itapiranga, no Extremo-Oeste do Estado, registrando uma marca impressionante de 41ºC nesta segunda-feira (5).

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para o risco elevado de desidratação e insolação devido às altas temperaturas. Conforme o órgão, a onda de calor é ocasionada por uma massa de ar quente que mantém os dias abafados e provoca um rápido aumento das temperaturas durante o dia. Na maioria dos municípios catarinenses, as máximas oscilam entre 32ºC e 35ºC, mas no Oeste, as temperaturas podem chegar até 40ºC, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul e à fronteira com a Argentina. No Vale do Itajaí, também se espera um calor intenso.

Nas áreas mais afetadas, o risco para desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias é considerado alto, enquanto em outras regiões, o risco é moderado ou baixo. A recomendação da Defesa Civil é que a população se mantenha hidratada e evite a exposição solar durante as horas mais quentes do dia.

Além do calor extremo, a semana em Santa Catarina será marcada pelas típicas "chuvas de verão". Na quarta-feira (7), estão previstas pancadas isoladas à tarde e à noite, enquanto no Litoral, a chuva deve ocorrer durante a madrugada e início da manhã. Na quinta (8) e sexta-feira (9), espera-se sol e calor, com aumento de nuvens e pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite em todas as regiões, exceto no Oeste, onde o tempo permanecerá mais seco.

Bolsonaro discutiu minuta de golpe que previa prender Moraes, diz PF Anterior

Bolsonaro discutiu minuta de golpe que previa prender Moraes, diz PF

São Francisco do Sul inaugura contentores subterrâneos para resíduos orgânicos Próximo

São Francisco do Sul inaugura contentores subterrâneos para resíduos orgânicos

Deixe seu comentário