Cúpula dos Povos traz perspectiva social e ambiental à COP30 |
Oktoberfest Blumenau 2025 reúne 689 mil visitantes e registra o melhor resultado em segurança dos últimos 16 anos
-
Fotos e vídeo: Divulgação/PMSC -
Com apoio de tecnologia e atuação integrada das forças de segurança, a festa alemã mais tradicional das Américas teve todos os celulares furtados recuperados e nove mandados de prisão cumpridos
A 40ª Oktoberfest de Blumenau, realizada entre os dias 8 e 26 de outubro, reuniu 689 mil visitantes, número que representa o maior público das últimas 16 edições da festa. O evento consolidou-se mais uma vez como referência nacional em segurança pública, graças à atuação conjunta da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), demais órgãos de segurança estaduais e municipais, e à Secretaria de Segurança Pública do Estado.
De acordo com o balanço final da PMSC, houve redução significativa nos furtos de celulares, com 12 ocorrências registradas, e todos os aparelhos foram recuperados. Além disso, nove mandados de prisão foram cumpridos, resultado direto do uso de tecnologia de reconhecimento facial e do monitoramento constante dentro e nos arredores do Parque Vila Germânica.
“Pode parecer impossível, mas podemos falar que passaram mais de 600 mil pessoas e ninguém perdeu o celular. Além disso, as câmeras de reconhecimento facial identificaram nove pessoas com mandados em aberto e que foram presas. Todo mundo curtiu em segurança. E essa é a marca que Santa Catarina deixa pra milhares e milhares de visitantes: segurança acima de tudo”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Outro destaque foi a prisão de uma quadrilha especializada em furtos de celulares no primeiro fim de semana da festa, o que contribuiu para a recuperação quase total dos aparelhos furtados. Não foram registrados furtos ou roubos de veículos, nem ocorrências graves durante o evento. A posse de drogas manteve tendência de crescimento, com 19 registros em 2025.
O planejamento estratégico da PMSC, coordenado pelo 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, envolveu policiais de diferentes regiões do estado e o apoio de unidades especializadas, como o Tático, a Rocam, a Cavalaria, o Canil e o Batalhão de Aviação (BAPM). A operação contou ainda com drones, totens de emergência, sistemas de inteligência artificial e cerca de 330 câmeras com reconhecimento facial, garantindo monitoramento em tempo real nas vias de acesso, dentro da festa e no entorno da Rua XV de Novembro.
Para o comandante do 10º BPM, tenente-coronel Heintje Heerdt, o resultado é fruto do planejamento antecipado e do uso eficiente da tecnologia. “A Oktoberfest é um evento de grande porte que exige integração entre forças de segurança e inteligência operacional. Conseguimos oferecer uma festa alegre, segura e organizada, que reflete o padrão de excelência da segurança pública catarinense”, afirmou.
Com recorde de público e índices de segurança exemplares, a Oktoberfest Blumenau 2025 reforça sua posição como um dos eventos mais seguros e bem organizados do país, celebrando a cultura alemã com alegria e tranquilidade.

Deixe seu comentário