Joinville se torna palco da maior feira de iniciação científica de SC |
Joinville reúne 8 mil pessoas em desfile cívico-militar do 7 de Setembro
-
Foto: Prefitura de Joinville/Divulgação -
Evento na avenida Beira Rio destacou civismo, integração entre comunidade e Forças de Segurança e contou com a participação de escolas, entidades e corporações militares
Nem mesmo o frio e a chuva impediram que o público de Joinville celebrasse a Independência do Brasil neste domingo, 7 de setembro. O Desfile Cívico-Militar realizado na avenida Beira Rio reuniu cerca de 8 mil pessoas, entre famílias, jovens e crianças, que prestigiaram o ato em homenagem à Pátria.
“O Desfile Cívico-Militar é sempre organizado e o joinvilense mostra o seu civismo e faz a sua homenagem à Pátria, e isso é muito importante. Mantivemos o Desfile e o joinvilense compareceu”, destacou o prefeito Adriano Silva.
A solenidade iniciou com o rito de revista às tropas, conduzido pelo comandante do 62º Batalhão de Infantaria (62 BI), coronel André Cabral, e pelo comandante da 5ª Região da Polícia Militar, coronel Iagã Indalêncio Cota, com a participação do prefeito e da vice-prefeita Rejane Gambin. A Banda do 62 BI marcou a abertura do desfile, seguido pelo pelotão do Exército e seus motorizados.
As Forças de Segurança também se fizeram presentes em peso, com a participação da Polícia Militar, que desfilou com seu pelotão, cavalaria e sobrevoo do helicóptero Águia, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal. A Guarda Municipal apresentou seis novas viaturas que passam a compor sua frota. A Defesa Civil, o Samu e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, com sua banda e caminhões, completaram a homenagem.
As escolas também tiveram papel de destaque no evento. Foram 30 instituições de ensino, entre Centros de Educação Infantil, escolas municipais, estaduais, particulares, universidades e a APAE, que emocionaram o público com fanfarras e coreografias. Entre elas, a Escola Anaburgo, do bairro Vila Nova, a mais antiga da cidade, com 170 anos de história.
O público não se intimidou com a garoa. O casal Laércio Alves Martins e Clarice Roldão fez questão de garantir lugar cedo para acompanhar de perto o desfile. “Não é a chuva que vai atrapalhar. Eu venho prestigiar o Brasil porque tenho orgulho de ser brasileiro”, afirmou o professor de Educação Física.
Para as crianças, a emoção também foi marcante. Giovana, de oito anos, se encantou com as fanfarras: “Adorei participar no ano passado e esse ano está muito legal também”. Já Lara Goetten de Souza, estudante da Escola Municipal Plácido Xavier Vieira, viveu a emoção de desfilar pela primeira vez na fanfarra da escola. “Dá um nervosismo no começo, mas depois fica divertido”, disse a aluna, orgulhosa de tocar a caixa tenor na avenida Beira Rio.
O desfile reforçou o espírito cívico e a integração entre comunidade e Forças de Segurança. Como resumiu o coronel Iagã Indalêncio Cota, da Polícia Militar: “É uma oportunidade para reforçar os valores cívicos que compõem a nossa Pátria e aproximar ainda mais a população das nossas instituições”.
Deixe seu comentário