Joinville fecha 2025 com avanços na promoção turística e na captação de grandes eventos

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Trabalho integrado entre Prefeitura e CVB amplia visibilidade do destino e movimenta a economia local

O convênio entre a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau encerra 2025 com resultados expressivos na promoção do destino e no fortalecimento do turismo de lazer e de eventos. Ao longo do ano, as ações conjuntas ampliaram a visibilidade de Joinville no cenário nacional e internacional.

A cidade esteve presente em 14 feiras nacionais e internacionais, com estande próprio ou compartilhado, além da participação ativa em road shows e sessões de negócios estratégicos. As ações de promoção contemplaram mercados internacionais como Portugal, Argentina, Chile e Costa Rica, além de diferentes estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e outras regiões do país, reforçando o posicionamento do destino junto a organizadores de eventos, operadoras de turismo, associações e tomadores de decisão. Entre as feiras realizadas, destaque para a ABAV no Rio de Janeiro, WTM Latin America em São Paulo, e Festuris em Gramado.

A agenda de promoção contemplou iniciativas voltadas ao relacionamento e à qualificação do mercado. O convênio viabilizou a realização de três Famtrips com parceiros do HotelDo, parceiros do segmento de lazer e profissionais da área corporativa, proporcionando a vivência da infraestrutura e dos atrativos da cidade. Foi organizado um press trip com jornalistas especializados em turismo, que resultou em ampla exposição de Joinville em veículos estratégicos. Outro destaque foi o ConectaA Weekend, que reuniu líderes de associações nacionais, promovendo networking qualificado e apresentando o potencial da cidade para sediar eventos técnicos, corporativos e associativos.

Ainda como parte da estratégia de comunicação e posicionamento de marca, cinco influenciadores digitais foram convidados a conhecer e divulgar Joinville, ampliando o alcance do destino em plataformas digitais e aproximando a cidade de novos públicos. As ações de capacitação sobre Joinville direcionadas ao trade turístico também tiveram papel fundamental, fortalecendo o conhecimento dos profissionais sobre a oferta local e qualificando a comercialização do destino.

Um marco importante de 2025 foi o lançamento de um portfólio inédito voltado ao segmento MICE. A iniciativa representa um passo estratégico para ampliar a presença de Joinville no mercado de turismo corporativo e de viagens de incentivo. O material foi desenvolvido para atrair novos fluxos de visitantes, diversificar a oferta de serviços e integrar ainda mais o trade turístico com o setor empresarial, evidenciando a infraestrutura, os equipamentos para eventos, a rede hoteleira, os serviços especializados e os diferenciais competitivos da cidade.

Os resultados do trabalho integrado também se refletem na captação de grandes eventos. Joinville foi confirmada como sede do 37º Congresso Nacional da Fenafim – Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais, que será realizado em 2026, junto com o 4º CONCAAT – Congresso Catarinense de Administração Tributária, promovido pela Associação dos Fiscais e Auditores Tributários Municipais do Estado de Santa Catarina (AFAMESC). O Endosul e o Congresso Catarinense de Endocrinologia e Matabologia (CCEM), organizado pelo Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Regional SC (SBEM-SC), é outro evento captado para 2026. Ainda em 2026, Joinville será sede do Congresso Nacional de Jardins Botânicos, integrando a programação da Festa da Flores. Em 2027, a cidade sedia o Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas (CBTC), organizado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

Para o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, o balanço de atividades de 2025 evidencia a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada para o desenvolvimento do turismo de negócios e eventos. “A iniciativa demonstra como ações planejadas, promoção qualificada e articulação institucional geram resultados concretos, posicionando Joinville como um destino competitivo, estruturado e preparado para receber turistas e eventos de relevância nacional e internacional”, reforça.

Giuliano Rodrigo de Mello, presidente do CVB Joinville, destaca que o conjunto de ações se refletem em mais visitantes, maior movimentação econômica, geração de empregos e fortalecimento do trade turístico. “Esse movimento qualifica o destino, amplia oportunidades para o trade e posiciona Joinville de forma cada vez mais competitiva no mercado nacional e internacional de turismo de lazer e de eventos”, acrescenta.

Somado a todas as ações e eventos de promoção do destino, foram desenvolvidos novos materiais de divulgação da cidade, valorizando sua estrutura e atrativos. E para fechar o ano, está sendo conduzida a Pesquisa de Demanda Turística 2026 que vai traçar o perfil e a experiência dos visitantes em Joinville.

Música e tradição marcam programação do Natal de Joinville neste fim de semana Anterior

Música e tradição marcam programação do Natal de Joinville neste fim de semana

Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Próximo

Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP

Deixe seu comentário