Joinville realiza vacinação neste fim de semana para atualizar calendário vacinal da população |
Final de semana inicia com grandes volumes de chuva e termina com temporais isolados pelo estado
-
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM -
Circulação marítima e vórtice ciclônico provocam chuvas volumosas e alertam para alagamentos, enxurradas e deslizamentos
A semana foi caracterizada por um tempo instável em Santa Catarina, com a combinação da circulação marítima e a atuação de um vórtice ciclônico em altitudes superiores a 5 km. Esses sistemas, agindo em conjunto, resultaram em chuvas persistentes e em grandes volumes, especialmente no Litoral Norte do estado. Ao longo da semana, diversos incidentes relacionados a alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais foram registrados.
Nesta sexta-feira (26), as condições para chuva persistem ao longo do dia, com momentos de intensidade forte nas áreas litorâneas. O Litoral Norte, devido aos acumulados expressivos dos últimos dias, mantém um alto risco para enxurradas e inundações, principalmente na divisa com o Paraná. Partes da Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí também estão sob alerta elevado para alagamentos e deslizamentos pontuais.
Na tarde e noite de sexta-feira, a probabilidade de ocorrências associadas a temporais isolados é baixa no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí. Riscos como alagamentos pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica podem ocorrer nessas regiões.
Entre a noite de sexta para sábado (27) e sábado para domingo (29), a circulação marítima se intensifica, resultando em chuvas persistentes e intensas em alguns momentos. As áreas mais afetadas serão a Grande Florianópolis, Litoral Norte e parte do Médio e Baixo Vale do Itajaí, assim como o Litoral Sul. Neste período, são esperados volumes elevados, variando entre 50 e 70 mm, podendo superar os 100 mm nas áreas costeiras.
Ao longo do domingo e segunda-feira (30), a atuação de um sistema de baixa pressão no oceano enfraquece a circulação marítima. As temperaturas se aproximam dos 30°C em todo o estado, e há possibilidade de temporais isolados em todas as regiões, requerendo atenção contínua da população.

Deixe seu comentário