Final de semana inicia com grandes volumes de chuva e termina com temporais isolados pelo estado

  • Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM -

Circulação marítima e vórtice ciclônico provocam chuvas volumosas e alertam para alagamentos, enxurradas e deslizamentos

A semana foi caracterizada por um tempo instável em Santa Catarina, com a combinação da circulação marítima e a atuação de um vórtice ciclônico em altitudes superiores a 5 km. Esses sistemas, agindo em conjunto, resultaram em chuvas persistentes e em grandes volumes, especialmente no Litoral Norte do estado. Ao longo da semana, diversos incidentes relacionados a alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais foram registrados.

Nesta sexta-feira (26), as condições para chuva persistem ao longo do dia, com momentos de intensidade forte nas áreas litorâneas. O Litoral Norte, devido aos acumulados expressivos dos últimos dias, mantém um alto risco para enxurradas e inundações, principalmente na divisa com o Paraná. Partes da Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí também estão sob alerta elevado para alagamentos e deslizamentos pontuais.

Na tarde e noite de sexta-feira, a probabilidade de ocorrências associadas a temporais isolados é baixa no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí. Riscos como alagamentos pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica podem ocorrer nessas regiões.

Entre a noite de sexta para sábado (27) e sábado para domingo (29), a circulação marítima se intensifica, resultando em chuvas persistentes e intensas em alguns momentos. As áreas mais afetadas serão a Grande Florianópolis, Litoral Norte e parte do Médio e Baixo Vale do Itajaí, assim como o Litoral Sul. Neste período, são esperados volumes elevados, variando entre 50 e 70 mm, podendo superar os 100 mm nas áreas costeiras.

Ao longo do domingo e segunda-feira (30), a atuação de um sistema de baixa pressão no oceano enfraquece a circulação marítima. As temperaturas se aproximam dos 30°C em todo o estado, e há possibilidade de temporais isolados em todas as regiões, requerendo atenção contínua da população.

Abin apura por que Ramagem não devolveu aparelhos da agência Anterior

Abin apura por que Ramagem não devolveu aparelhos da agência

Festival de Dança de Joinville abre venda de cursos e workshops para a programação didática Próximo

Festival de Dança de Joinville abre venda de cursos e workshops para a programação didática

Deixe seu comentário