Santa Catarina tem a segunda menor taxa de desemprego entre pessoas com ensino superior do Brasil |
Feira do Livro de Joinville celebra a diversidade literária com o tema "Feira para Todos"
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Evento de 20ª edição trará autores consagrados e estreantes para promover a leitura e a literatura para todos os públicos
A cidade de Joinville se prepara para receber a 20ª edição da Feira do Livro, que acontecerá de 6 a 16 de junho no complexo do Centreventos Cau Hansen. Com o tema "Feira para Todos", o evento visa promover a leitura e a literatura para diversos públicos, de diferentes segmentos de atuação e de todas as idades, oferecendo atividades gratuitas e uma programação diversificada.
Na cerimônia de lançamento da Feira do Livro de Joinville, realizada na manhã desta quinta-feira (7) na Escola SESI de Referência, estiveram presentes aproximadamente 70 pessoas, incluindo autoridades, escritores, representantes de entidades literárias, imprensa e demais apoiadores do evento. Entre os presentes, destacam-se a senadora Ivete Appel da Silveira, patronesse do evento em 2024, o secretário de Cultura Guilherme Gassenferth, vereadores e representantes de diversas instituições.
A programação da Feira do Livro deste ano contará com a participação de autores estreantes e consagrados. Entre os escritores 'estreantes' confirmados estão Clara Alves, Edney Silvestre, Gláucia de Souza, Henrique Rodrigues e José Roberto de Castro Neves. Além disso, retornam ao evento autores nacionais e locais já consagrados pelo público, como Ana Maria Machado, Léo Cunha, Talita Rebouças e Maria Cristina Dias, presidente da Academia Joinvilense de Letras (AJL).
Sueli Brandão, presidente da Comissão Organizadora da Feira do Livro, destaca a importância do evento como uma extensão da literatura trabalhada nas escolas e como uma oportunidade de dar visibilidade à produção literária local. "Todos os anos a Feira do Livro de Joinville recebe mais de 6 mil alunos, que graças à parceria com as secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo têm no evento uma extensão da literatura trabalhada na sala de aula. Também abrimos espaço para dar visibilidade à literatura produzida pelos autores de Joinville e elaboramos uma programação temática abrangente, voltada para todos, como diz o tema desta edição", ressalta Brandão.
Com seminários, palestras e painéis para o público adulto e para profissionais e leitores de todas as idades e áreas do conhecimento, a 20ª Feira do Livro de Joinville promete ser um evento imperdível para todos os amantes da literatura e da cultura.
Novidades na programação
Clara Alves: Jornalista e escritora, Clara escreve para adolescentes e jovens adultos e tem o diferencial da diversidade, trazendo o universo LGBT para suas obras. A autora, que começou a publicar livros de forma independente na adolescência, tornou-se campeã de venda da lista Nielsen PublishNews no ano passado, com os livros ‘Conectadas’ e ‘Romance Real’.
Edney Silvestre: é romancista, roteirista e jornalista, com vasta experiência televisiva nacional e internacional pela Rede Globo. Seu romance de estreia, ‘Se eu fechar os olhos agora’ recebeu em 2010 os prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura. Como âncora do programa ‘Globonews Literatura’, entrevistou alguns dos maiores escritores nacionais e internacionais. A obra mais recente, ‘Segredos de um Repórter’, traz os bastidores de coberturas e entrevistas e orientações para entrevistados e entrevistadores.
Glaucia de Souza: Carioca radicada em Porto Alegre, tem formação e mestrado em letras – e especialização em Literatura Infantil e Artes Visuais – Gláucia atuou por muitos anos como professora de Literatura e Língua Portuguesa no Rio Grande do Sul. Escritora e mediadora de leitura, várias de suas mais de 20 obras infantis foram premiadas no Brasil e no Exterior, como ‘Josefino’, ‘Primer Premio Ninõs de Mercosur, em Córdoba, na Argentina.
Henrique Rodrigues: Palestrante de eventos culturais em diversos países da Europa, Henrique tem formação em Letras, especialização em Jornalismo Cultural, mestrado e doutorado em Literatura. Idealizou e coordenou projetos de incentivo à leitura e circulação de manifestações culturais no SESC nacional, incluindo o Prêmio SESC de Literatura. É autor de diversos livros infantis e de obras de conto e romance para o público adulto. Sua obra ‘Rua do Escritor: crônicas sobre leitura’ foi finalista do Prêmio Jabuti em 2021.
José Roberto de Castro Neves: Escritor e advogado, mestre em Direito pela Universidade de Cambridge (Inglaterra) e doutor em Direito Civil pela UERJ, Castro Neves é docente na Pontifícia Universidade Católica e na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e atua em diversas comissões do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Grande defensor da literatura e leitor voraz, lançou ‘Caixa de Palavras’, onde traz um exame apaixonante e cheio de erudição sobre seu amor pelos livros.

Deixe seu comentário