Santa Catarina tem a segunda menor taxa de desemprego entre pessoas com ensino superior do Brasil |
Emoção e arte marcam abertura da 2ª Mostra Dança na Escola em Joinville
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Evento reúne alunos, familiares e comunidade escolar para celebrar talentos e ícones da cultura por meio da dança
A noite da última quarta-feira (4) foi de emoção, brilho e muita arte na abertura da 2ª Mostra Dança na Escola, realizada na Escola Municipal Amador Aguiar, em Joinville. O ginásio lotado com familiares, amigos e moradores da região foi palco para apresentações de 12 grupos de dança de quatro escolas, em uma celebração da expressão artística e do talento dos estudantes da Rede Municipal.
O evento é uma iniciativa da Secretaria de Educação de Joinville, em parceria com o Instituto Festival de Dança, e faz parte do programa Dança na Escola. Neste ano, as coreografias apresentadas foram inspiradas no tema “ícones da cultura”, com referências a grandes nomes da música, cinema, literatura e dança.
Entre os destaques da noite estavam alunos como Maria Clara Santana dos Santos, de 15 anos, que homenageou Luiz Gonzaga em sua primeira apresentação pública. “Fiquei um pouco nervosa na apresentação, mas foi uma experiência única. Eu nunca tinha me apresentado em um palco na vida, então foi muito emocionante”, contou.
Também estreante no palco, Isabella Vitória da Silva Anacleto, de 13 anos, compartilhou seu sentimento: “Eu fiquei muito nervosa, mas foi muito legal ver aquele tanto de gente e aquele palco grande, me deu um grande orgulho”.
Desde que o convênio com o Instituto Festival de Dança foi firmado em 2023, o programa cresceu de 6 para 26 escolas participantes, beneficiando 1,7 mil estudantes — quase o triplo do número anterior. A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à arte e valorizar o potencial dos alunos em diferentes bairros da cidade.
“A parceria proporciona apresentações nos bairros para que os pais possam ver a produção artística que os filhos têm dentro das escolas”, destacou o prefeito Adriano Silva. Já o presidente do Instituto Festival de Dança, Ely Diniz, ressaltou os avanços técnicos percebidos: “O desenvolvimento fica evidente. Uma escola do programa, a Virgínia Soares, conseguiu se classificar para o Festival da Sapatilha”.
O secretário de Educação, Diego Calegari, celebrou o momento: “As noites de apresentação são grandes espetáculos de dança. É o momento de celebrar o talento dos nossos alunos e a dança em Joinville”.
Espetáculos seguem até julho em diferentes regiões da cidade
A Mostra Dança na Escola seguirá com oito noites de espetáculos, sempre às quartas e quintas-feiras, nos dias 4 e 5, 11 e 12, 25 e 26 de junho, e 2 e 3 de julho, sempre às 19h30, com entrada gratuita. Além da Amador Aguiar, as apresentações ocorrerão nas escolas Pedro Ivo Campos (Costa e Silva), Plácido Xavier Vieira (Santa Catarina) e Valente Simioni (Iririú).
A comunidade está convidada a prestigiar e aplaudir de pé o talento que brota todos os dias nas salas de aula da Rede Municipal de Joinville — agora também nos palcos da cidade.
Confira a programação da Mostra Dança na Escola
5 de junho – Local: EM Amador Aguiar
EM Amador Aguiar
EM CAIC Mariano Costa
EM Nilson Wilson Bender
EM Rosângela Martinowsky Baptista
11 de junho – Local: EM Pedro Ivo Campos
EM Pedro Ivo Campos
EM Valentim João da Rocha
EM Hans Dieter Schmidt
EM Rosa Maria Berezoski Demarchi
12 de junho – Local: EM Pedro Ivo Campos
EM Pedro Ivo Campos
EM Ruben Roberto Schmidlin
EM Karin Barkemeyer
25 de junho – Local: EM Plácido Xavier Vieira
EM Plácido Xavier Vieira
EM Orestes Guimarães
EM Lacy Luíza da Cruz Flores
EM LAuro Carneiro de Loyola
26 de junho – Local: EM Plácido Xavier Vieira
EM Plácido Xavier Vieira
EM Virgínia Soares
EM Sadalla Amin Ghanem
2 de julho – Local: EM Padre Valente Simioni
EM José Antônio Navarro Lins
EM Hilda Anna Krisch
EM CAIC Francisco José Rodrigues de Oliveira
EM Padre Valente Simioni
3 de julho – Local: EM Padre Valente Simioni
EM Max Colin
EM Padre Valente Simioni
EM Thereza Mazzolli Hreisemnou
EM Curt Alvino Monich

Deixe seu comentário