Joinville realiza vacinação neste fim de semana para atualizar calendário vacinal da população |
Defesa Civil de Joinville emite alerta para fortes chuvas e riscos no final de semana
-
Foto: Secom / Divulgação -
Área de baixa pressão traz previsão de chuvas intensas, ventos e possibilidade de granizo, aumentando o risco de inundações e deslizamentos na região
A Defesa Civil de Joinville está em alerta devido às fortes chuvas que estão previstas para ocorrer a partir desta sexta-feira (6) até o domingo (8/10). As chuvas são provocadas por uma área de baixa pressão que está atuando no Sul do Brasil, trazendo consigo a possibilidade de temporais, rajadas intensas de vento e até mesmo granizo ao longo desses dias.
Na sexta-feira, o risco de temporais é iminente, com ventos fortes e a possibilidade de granizo em algumas áreas. O gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, alerta que no sábado (7/10), a chuva será volumosa nas regiões Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de Santa Catarina, mas também é importante monitorar Joinville para possíveis volumes significativos de chuva.
O cenário mais crítico está previsto para o domingo (8/10), com previsão de um volume de chuvas entre 100 e 150 milímetros neste dia. Isso eleva consideravelmente o risco de inundações, enxurradas e deslizamentos, especialmente considerando que já houve um acumulado de 110 mm nas últimas 36 horas.
Maiko Richter ressalta a importância da atenção da população, especialmente daqueles que residem em áreas próximas a rios e morros. Em caso de alagamentos, é aconselhável evitar circular em locais com água acumulada e tomar precauções com crianças nas proximidades de pontes e ribeirões devido ao aumento da correnteza.
Os sinais que indicam risco de deslizamento incluem movimentações de terra, como inclinação de postes e árvores, bem como rachaduras em paredes. Em morros, observe a presença de água com barro escorrendo, o que também é um sinal de alerta.
Para acionar a Defesa Civil de Joinville, basta ligar para o número 199, enquanto os Bombeiros Voluntários podem ser contatados pelo 193.
Além disso, a população pode receber alertas em tempo real por mensagem de texto (SMS) enviando o número do CEP para o telefone 40199. Esse serviço, gerenciado pela Defesa Civil estadual, é gratuito e ajuda a manter as pessoas informadas sobre a situação climática em sua região.

Deixe seu comentário