Comunidade local ganha destaque em espetáculo de abertura do Festival de Dança de Joinville

  • Foto: Internet / Reprodução -

Espetáculo de dança contemporânea é a grande atração da Noite de Abertura do evento

Noções relacionadas à solidão e à sensação de pertencimento a uma comunidade permeiam todo o espetáculo “What Problem?”, da Bill T. Jones/Arnie Zane Company, que abre o 40º Festival de Dança de Joinville no dia 17 de julho. E para abordar o tema, a companhia estadunidense convidou ao palco do Centreventos Cau Hansen pessoas da própria comunidade.

Um processo seletivo divulgado pelas redes sociais do evento recebeu 87 inscrições de interessados em “formar” a comunidade representada no espetáculo. Na inscrição, todos falaram sobre suas vivências, histórias e sobre as expectativas para o próprio espetáculo, que aborda questões de raça, sexualidade, luta de classes e imigração. 

Ao todo, 26 inscritos foram selecionados pelo Festival junto à companhia estadunidense. Entre eles, estão pessoas que começaram a dançar há pouco tempo, inclusive com experiências no teatro e nos esportes, além de bailarinos já conhecidos da plateia joinvilense, como Erika Rosendo, eleita a melhor bailarina do Festival em 2008.

O espetáculo é dividido em três partes. Na primeira, o renomado coreógrafo, diretor e bailarino Bill T. Jones surge sozinho, em uma reflexão sobre a solidão. Na segunda, ele é acompanhado de bailarinos da própria companhia e, por fim, na terceira, se juntam a eles as pessoas selecionadas para o espetáculo, contribuindo para as noções de isolamento e redenção em uma comunidade.

Os selecionados para compor o espetáculo junto à companhia ensaiam com a produção em Joinville nos dias anteriores ao evento. A Bill T. Jones/Arnie Zane Company, aliás, destaca que cada espetáculo é único para cada comunidade, utilizando improvisação e, por vezes, falas e cantos. Já as inspirações para a montagem são diversas, a exemplo do filme “Do Fundo do Mar” (2020); do texto do discurso “I Have a Dream”, de Martin Luther King Jr.; e do livro “Moby Dick”, de Herman Melville.

A criação e direção de “What Problem?” são de Bill T. Jones, que acumula inúmeros prêmios, dentre eles, dois Tony Awards e o Officier de l'Ordre des Arts et des Lettres, concedido pelo governo francês; e diversos reconhecimentos, como ter sido elencado como um dos 22 negros americanos proeminentes no documentário da HBO "The Black List".

A Bill T. Jones/Arnie Zane Company nasceu em 1982, de uma colaboração de 11 anos entre Bill T. Jones e Arnie Zane (1948–1988). A companhia já apresentou em mais de 200 cidades em 40 países o seu repertório, que é composto por mais de 140 obras.

O Festival de Dança de Joinville começa na segunda-feira (17), mas os bailarinos já começam a chegar aos alojamentos no domingo (16). Serão três locais: a Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos, a Escola de Educação Básica Professor Germano Timm e o Recanto da Paz, no bairro Itinga. 


O quê: Noite de Abertura do 40º Festival de Dança de Joinville - espetáculo de dança contemporânea “What Problem?”, da companhia Bill T. Jones/Arnie Zane Company.
Quando: 17 de julho de 2023, às 19h.
Onde: Centreventos Cau Hansen (avenida José Vieira, 315, América, Joinville, Santa Catarina).
Informaçõeshttps://festivaldedancadejoinville.com.br/ e https://newyorklivearts.org/btj-az-company/.


Comitiva vistoria condições estruturais do CASE de Joinville Anterior

Comitiva vistoria condições estruturais do CASE de Joinville

Estudo alerta para vacinação abaixo da meta em Santa Catarina Próximo

Estudo alerta para vacinação abaixo da meta em Santa Catarina

Deixe seu comentário