Chuvas em Santa Catarina: Vale do Itajaí registra mais de 500 mm em outubro

  • Foto: Secom / Divulgação -

Precipitações volumosas causam ocorrências em 149 municípios e superam as médias climatológicas em todo o estado

O estado de Santa Catarina tem vivenciado um mês de outubro desafiador, com uma série de eventos de chuva intensa que vêm castigando diversas regiões. Até o momento, quatro episódios de chuva se sucederam, intercalados por apenas dois a três dias de trégua, deixando um rastro de desafios para autoridades e comunidades locais.

De acordo com o Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, vários fatores climáticos têm contribuído para as chuvas anormais no estado. Santa Catarina tem enfrentado a influência de diversos sistemas meteorológicos, incluindo frentes frias e sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera. Além disso, um fluxo persistente de calor e umidade da região amazônica se manteve estacionado no Sul do Brasil, agravando ainda mais a situação.

Como resultado, os acumulados de chuva excederam as expectativas para o mês de outubro em todas as regiões de Santa Catarina. O Vale do Itajaí, até o momento, é uma das áreas mais afetadas, onde os registros pluviométricos ultrapassaram três vezes a média esperada para o mês todo, com valores entre 350 e 450mm e picos acima de 500mm. Até mesmo no Extremo Oeste, região que historicamente apresenta menores acumulados, as precipitações já superaram a média climatológica, com valores entre 230 e 300mm.

Os impactos dessas intensas chuvas são evidentes. De acordo com um relatório emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, foram registradas ocorrências em 149 municípios. Entre os problemas enfrentados, estão alagamentos, inundações, deslizamentos de terra, destelhamentos e queda de árvores, causando preocupações e mobilizações de equipes de resposta em todo o estado.

mm de chuva por regiões do estado
Foto: Epagri / Defesa Civil


Professor guarani e pesquisadora ministram palestra gratuita em Joinville sobre as políticas de conservação da natureza e os direitos de povos indígenas Anterior

Professor guarani e pesquisadora ministram palestra gratuita em Joinville sobre as políticas de conservação da natureza e os direitos de povos indígenas

Dança folclórica alemã vira tema dos JUBs 2023 Próximo

Dança folclórica alemã vira tema dos JUBs 2023

Deixe seu comentário