SC vira vitrine internacional em licenciamento ambiental e recebe missão do BNDES e JBIC |
44ª Festa do Fundidor reúne mais de 600 pessoas e celebra tradição, história e excelência da metalurgia em Joinville
-
Foto: Divulgação -
Evento anual da Escola Técnica Tupy destacou a importância dos profissionais da fundição, homenageou Robson Luiz Martins como Fundidor do Ano e celebrou cinco décadas da turma de Metalurgia de 1974
Realizada anualmente em Joinville, a 44ª Festa do Fundidor reafirmou por que é uma das celebrações mais tradicionais da cidade. Mais de 600 pessoas prestigiaram o evento promovido pela Escola Técnica Tupy (ETT), instituição do ecossistema UniSociesc, no Campus Park. Como de costume, a solenidade dedicada a Santa Bárbara, padroeira dos fundidores, reuniu trabalhadores da fundição e metalurgia, alunos e egressos, professores, familiares e convidados em um encontro marcado por homenagens e emoção.
O ponto alto da noite foi a entrega do título de Fundidor do Ano, concedido pela ETT a profissionais que se destacam no setor. Nesta edição, o homenageado foi Robson Luiz Martins, da Schulz. Muito aplaudido, Robson celebrou o reconhecimento destacando a relevância da profissão para o país e para a indústria.
“Ano após ano essa solenidade fica melhor. Essa festa nos orgulha porque marca a nossa profissão e nos deixa com vontade de produzir e melhorar cada vez mais. O Brasil, o mundo e a indústria dependem do fundidor”, afirmou.
A trajetória de Robson evidencia sua contribuição ao setor. Técnico em Metalurgia formado pela Escola Técnica Tupy em 1975, ele possui graduação em Administração pela Univille e pós-graduação em Engenharia de Produção e Manufatura pela FGV. Com 48 anos de experiência profissional, ingressou na Schulz em 2009 e, desde 2024, atua na Engenharia de Qualidade de Fornecedores.
Para a reitora da UniSociesc, Cinthia Rocha, reconhecer esses profissionais é parte do compromisso institucional com a história da cidade.
“A Escola Técnica Tupy continuará assumindo o compromisso de realização desse grande encontro. O nosso evento celebra a importância dos fundidores na história e na economia da cidade, e essa festa será a coroação dessa história por muitos e muitos anos ainda”, destacou.
Além das homenagens e do tradicional “batismo” do Fundidor do Ano, a festa teve um momento especial: a celebração dos 50 anos de formatura da turma de Metalurgia da ETT, um marco que emocionou ex-alunos e professores.
O evento encerrou com uma confraternização que reuniu diferentes gerações do setor, resgatando memórias e fortalecendo os laços entre profissionais que escreveram, e ainda escrevem, a trajetória da fundição em Joinville.

Deixe seu comentário