Santa Catarina se destaca como quinto maior gerador de empregos no Brasil em 2023

  • Foto: Marco Favero / Secom -

Estado registra a criação de 82.591 vagas com carteira assinada de janeiro a setembro, impulsionando a economia e a força de trabalho catarinense

De acordo com dados recentemente divulgados pelo Governo Federal por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Santa Catarina consolidou sua posição como um dos principais motores de geração de empregos no Brasil em 2023. Entre janeiro e setembro deste ano, o estado catarinense registrou a criação de impressionantes 82.591 vagas com carteira assinada, conquistando o quinto lugar no ranking nacional.

Apenas em setembro, Santa Catarina alcançou um marco notável, gerando um total de 12 mil novas vagas de emprego, o melhor desempenho entre os estados do Sul do Brasil. Esse resultado é um reflexo do comprometimento do estado em promover um ambiente favorável para investimentos e para o crescimento econômico.

O setor de serviços liderou a criação de empregos no estado ao longo de 2023, contribuindo com um saldo positivo de 45.912 vagas. Logo atrás, os setores da indústria (com 18.497 vagas) e da construção civil (com 12.484 vagas) também desempenharam um papel fundamental no fortalecimento do mercado de trabalho. No mês de setembro, o setor de serviços continuou se destacando, gerando 7.127 empregos.

O governador Jorginho Mello enfatizou a robustez dos resultados e destacou que o estado tem se empenhado na criação de ainda mais oportunidades de trabalho. "Somos uma referência nacional quando se trata de emprego, e esses dados são consequência de nossa força produtiva, de um povo empreendedor e confiante, que se sente seguro para investir aqui. Estamos em constante diálogo com todos os setores e implementando programas que visam atrair investimentos e, consequentemente, gerar novos empregos", afirmou o governador.

O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, apontou diversos fatores que contribuíram para esse resultado positivo. "Apesar dos desafios econômicos enfrentados pelo Brasil e pelo mundo, o povo catarinense é trabalhador por natureza. Nosso estado possui regiões bem desenvolvidas, o que é um atrativo muito importante. Tanto é que tivemos ótimos resultados em setembro, com a geração de 12.017 vagas, o melhor dado desde fevereiro. Tudo isso é resultado de um trabalho intenso do Governo, que atua em parceria com o setor produtivo, auxiliando na atração de novos negócios", enfatizou Dreveck.

Fisco em Debate: Desafios e Oportunidades na Administração Tributária Catarinense Anterior

Fisco em Debate: Desafios e Oportunidades na Administração Tributária Catarinense

Joinville anuncia a terceira edição do Feirão Limpa Nome para renegociação de dívidas Próximo

Joinville anuncia a terceira edição do Feirão Limpa Nome para renegociação de dívidas

Deixe seu comentário