Santa Catarina dá primeiro passo para criação de cluster aeroespacial em parceria com a Embraer

  • Fotos: Leonardo Ferreira/Fapesc -

Iniciativa liderada pela Fapesc, SCTI e Sapiens Parque busca integrar empresas, instituições e órgãos públicos em rede colaborativa de inovação

O Governo do Estado está liderando trabalhos com a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e atores de inovação para a criação de um cluster aeroespacial em Santa Catarina. Representantes do Estado, do ecossistema de tecnologia e inovação catarinense e da Embraer participaram de um encontro em Florianópolis, com direcionamentos sobre as demandas do setor aeroespacial e apresentações do potencial da indústria tecnológica de Santa Catarina.

A reunião para o desenvolvimento de uma rede colaborativa envolvendo empresas, instituições e órgãos públicos catarinenses foi organizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em conjunto com o Sapiens Parque e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI).

Os trabalhos passaram pela Incubadora Celta e pelo o Sapiens Parque, onde está localizado o Escritório de Diplomacia Científica e Cooperação Técnica da Fapesc. Os representantes da Embraer apontaram nortes para investimento e desenvolvimento que atenderiam carências no setor aeroespacial, como em tecnologias de sensores, comunicações, manufaturas avançadas, certificações, indústria têxtil para montagem de assentos, propulsores elétricos e construção de estruturas físicas colaborativas para desenvolvimento tecnológico.

“Foi um encontro muito importante, voltado a pensar o futuro aeroespacial em Santa Catarina. Nosso objetivo era simples, mas desafiador: ao final do encontro, responder à pergunta central — como podemos unir iniciativas e criar um cluster aeroespacial no estado para fortalecer o setor industrial e tecnológico?”, destaca Fábio Wagner Pinto, presidente da Fapesc.

“O governador Jorginho Mello sempre diz que este é o papel do Governo do Estado. Para isso, buscamos aproximar atores do Governo, do nosso ecossistema catarinense e de fora do estado, de modo a convergir esforços, trabalhos e investimentos em um único norte estratégico. Sabemos que construir um cluster desse porte exige mais do que boas ideias: exige fortalecer a formação de pessoas, consolidar estruturas e criar condições para que a inovação e a tecnologia avancem de forma sustentável. É esse o caminho que estamos trilhando juntos”, complementa Fábio.

O gerente sênior de Desenvolvimento de Equipamentos Eletrônicos da Embraer, Miguel Teruel, ressalta o potencial da indústria de tecnologia catarinense. “É sempre um prazer ter esse tipo de reunião aqui com atores do Estado e da iniciativa privada de Santa Catarina, porque é impressionante a quantidade de tecnologia que se desenvolve aqui. Fizemos ótimos contatos aqui e conseguimos consolidar um conhecimento sobre o estado que, em abrangência, teria levado muito tempo. Esperamos que os resultados dessa reunião tragam novas colaborações produtivas entre a Embraer e Santa Catarina”, reforça Teruel.

Além do presidente da Fapesc, o Governo de Santa Catarina foi representado pelo secretário de CTI, Edgard Usuy, pelo secretário adjunto de Estado do Planejamento, Lucas Amancio, pelo presidente da InvestSC, Renato Lacerda e pelo diretor presidente do Sapiens Parque, Eduardo Vieira.

A equipe da Embraer que esteve em Florianópolis na última terça-feira, 30, foi composta por Teruel, pelo gerente de Cooperações Tecnológicas e Propriedade Intelectual, Pedro Salles, pelo Relações Institucionais para Desenvolvimento Tecnológico, Fábio Almeida, e pelo diretor de Programas de Desenvolvimento Tecnológico, Maurílio Albanese.

A agenda teve ainda a participação da assessora de Planejamento e Programas Estratégicos da Fapesc, Monique Gahnen; e dos representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc): diretor de Competitividade e Inovação, José Eduardo Fiates, diretor executivo de Mercado, Fabrízio Pereira, líder do Instituto Senai de Inovação – Sistemas Embarcados, Paulo Violada e gerente executivo de Inovação e Tecnologias do Senai SC, Maurício Pauleti.

O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Fundação Certi, Eduardo Rezende, o diretor executivo da Incubadora Celta, Tony Chierighini e o vice-presidente de Ecossistema da Acate, Túlio Duarte Christofoletti também participaram do encontro.

Governo de Santa Catarina inicia mapeamento inédito da economia solidária no estado Anterior

Governo de Santa Catarina inicia mapeamento inédito da economia solidária no estado

Galípolo diz que mercado de trabalho é o mais exuberante em 3 décadas Próximo

Galípolo diz que mercado de trabalho é o mais exuberante em 3 décadas

Deixe seu comentário