Economia

Porto de São Francisco bate recorde histórico na importação de fertilizantes e produtos siderúrgicos

  • Gustavo Camargo/Porto de São Francisco do Sul -

A retomada econômica de Santa Catarina em 2021 está refletindo positivamente na movimentação de cargas no Porto de São Francisco do Sul. Nos dez primeiros meses deste ano, o complexo portuário registrou o maior volume da história na importação de insumos para a produção siderúrgica e agrícola. Até outubro, a chegada de bobinas e barras de aço da Ásia atingiu a marca de 3,2 milhões de toneladas. O montante representa um aumento de 77% em relação ao mesmo período de 2020, quando ingressaram 1,8 milhão de toneladas.

Já a importação de fertilizantes e ureia, utilizados na produção agrícola, passou de 1,6 milhão de toneladas, no ano passado, para 2,1 milhões de toneladas, um acréscimo de 31%. Este adubo é originário do Oriente Médio, principalmente de países como Irã e Omã, e desembarca em São Francisco do Sul, o maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina, em navios com capacidade de até 57 mil toneladas.

Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, o recorde histórico deste ano é resultado da modernização da estrutura e da constante capacitação dos operadores e trabalhadores portuários. "Por ser um porto multipropósito, estamos preparados para receber todo tipo de carga, inclusive produtos tão diferentes como grãos e aço."

Movimentação

Em 2021, o Porto de São Francisco do Sul já movimentou 11,6 milhões de toneladas: foram importadas 6 milhões de toneladas (principalmente, aço e fertilizantes) e exportadas 5,6 milhões (a maioria, soja, madeira e celulose).

Esses números representam um aumento de 11,5% em comparação com os 10 primeiros meses do ano passado, quando a importação atingiu 3,8 milhões de toneladas e a exportação, 6,5 milhões de toneladas, somando 10,4 milhões de toneladas.

Dados gerais do Porto de São Francisco

- Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina.

- 3º melhor porto em desempenho do Brasil.

- 4º lugar no ranking ambiental entre os 34 portos públicos brasileiros.

- 7º maior porto do Brasil em movimentação de carga geral.

- No comparativo da carga geral entre o primeiro semestre de 2020 e 2021, enquanto o aumento na média dos portos brasileiros foi de 19%, no Porto de São Francisco foi de 77%, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

- Sete berços de atracação de navios, numa área de 244 mil m2.

Presidente diz que governo vai prorrogar desoneração da folha Anterior

Presidente diz que governo vai prorrogar desoneração da folha

Em dez meses, SC supera número total de empresas abertas em 2020 Próximo

Em dez meses, SC supera número total de empresas abertas em 2020

Deixe seu comentário