Joinville realiza vacinação neste fim de semana para atualizar calendário vacinal da população |
Movimentação de cargas no Porto de São Francisco do Sul continua em ascensão
-
Foto: Divulgação / PSFS -
Janeiro registra aumento de 15% no embarque e desembarque de mercadorias, impulsionado por exportações de soja e importações de fertilizantes
A atividade portuária no Porto de São Francisco do Sul mantém sua trajetória ascendente, mesmo após quebrar o recorde histórico em 2023. No mês de janeiro deste ano, o embarque e desembarque de mercadorias atingiu a marca de 1,44 milhão de toneladas, representando um aumento significativo de 15% em comparação com o mesmo período do ano anterior, que registrou 1,25 milhão de toneladas.
Dois fatores ligados ao vigor da agricultura nacional foram determinantes para esse incremento: a importação de fertilizantes e a exportação de soja.
"Em anos anteriores, havia meses sem embarque de soja ou milho. Em janeiro de 2023, por exemplo, não houve movimentação de soja. Já neste janeiro foram exportadas 200 mil toneladas", esclarece o presidente do Porto, Cleverton Vieira.
A importação de fertilizantes, essenciais para aumentar a produtividade agrícola, registrou um aumento de 52% em comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando 253 mil toneladas em janeiro deste ano, ante 166 mil toneladas no ano anterior.
"O Porto é uma peça fundamental para a agricultura da região: importa os fertilizantes do Oriente Médio, que beneficiam a soja e o milho e, na outra ponta, exporta o grão para a China", acrescenta Vieira.
No primeiro mês do ano, as exportações totalizaram 781 mil toneladas (54%), impulsionadas principalmente pelo milho (561 mil toneladas) e pela soja (200 mil toneladas).
Já as importações atingiram 658 mil toneladas (46%), com destaque para produtos siderúrgicos (328 mil toneladas) e fertilizantes (253 mil toneladas).
O Porto de São Francisco do Sul, que ocupa o sétimo lugar no ranking dos maiores portos públicos do Brasil, conforme confirmado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) no início deste mês, continua a se destacar no cenário nacional. Esse avanço é resultado da movimentação histórica de 2023, quando o porto registrou um recorde de 16,8 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 33% em relação a 2022.
Além disso, o Porto de São Francisco do Sul assumiu a liderança na movimentação de cargas entre os portos de Santa Catarina, tornando-se o maior do estado. No ano passado, também liderou o crescimento do volume de cargas entre os portos catarinenses, com um aumento de 33%.

Deixe seu comentário