Santa Catarina tem a segunda menor taxa de desemprego entre pessoas com ensino superior do Brasil |
Investimentos de R$ 873 milhões buscam expandir o gás natural em Santa Catarina até 2030
-
Foto: Divulgação / SCGÁS -
té 2030, serão interligados 52.361 novos consumidores, incluindo indústrias, postos, comércios e residências
A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) aprovou o Plano Plurianual de Negócios (PPN) 2025-2030, um planejamento estratégico que define as principais metas da distribuidora. O plano prevê um investimento de R$ 873,1 milhões para expandir a infraestrutura e o consumo de gás natural no estado. Até 2030, serão interligados 52.361 novos consumidores, incluindo indústrias, postos, comércios e residências.
Santa Catarina conta atualmente com mais de 1.600 km de rede de distribuição de gás natural, sendo o terceiro maior estado em extensão de rede no Brasil. Com a adição de 575 km planejados no novo ciclo, a SCGÁS deverá ultrapassar 2.200 km de rede até 2030, reforçando sua posição de destaque no setor. Atualmente, a companhia atende 74 cidades e planeja expandir para 80 municípios durante esse período.
Outro objetivo estratégico do plano é ampliar em 14,5% o volume de gás natural distribuído, consolidando o energético como uma solução eficiente e sustentável para o desenvolvimento econômico e socioambiental. O PPN prevê ainda a conexão de 152 novas indústrias e a instalação de 12 novos postos de Gás Natural Veicular (GNV). No segmento comercial, 351 estabelecimentos devem adotar o gás canalizado, enquanto o setor residencial se destaca com a projeção de 51.846 novas residências conectadas.
Entre os principais projetos para o período está a construção de um novo Ponto de Entrega (PE) em Siderópolis, no Sul do estado, que aumentará a capacidade de fornecimento de gás natural na região. Também está previsto o início do Projeto Planalto Norte, que levará gás para novas localidades do estado, promovendo a interiorização do energético.

Deixe seu comentário