logo RCN

Defesa Civil de Joinville eleva Plano de Contingência para alerta Laranja

  • Foto: Prefeitura de Joinville/ Divulgação -

A Defesa Civil de Joinville elevou o Plano de Contingência (Pancon) para alerta Laranja após a cidade registrar ocorrências em razão do vento. A velocidade máxima das rajadas até o momento foi de 61 km/h, próximo ao meio-dia.

Até às 15h desta segunda-feira foram registradas oito ocorrências, sendo sete quedas de árvores e um destelhamento. Em nenhum dos casos houve feridos. As quedas de árvores foram nos bairros Jardim Sofia, Santo Antônio, Bucarein, Boehmerwald, Bom Retiro, Pirabeiraba, Saguaçu e Nova Brasília.

Nesta tarde, as equipes estão trabalhando na retirada de uma árvore que caiu sobre a rede de energia elétrica e um poste na subida do Mirante. A vegetação estava em um terreno privado. Em casos como este, em que a árvore atinge a fiação, a Celesc é acionada pois corre-se o risco da área estar energizada. Enquanto os trabalhos são realizados no local, não será permitida a subida ao Mirante de ônibus ou outros veículos. A passagem de pedestres e o acesso ao Zoobotânico estão liberados.

O destelhamento, também sem gravidade, foi em uma residência na rua Telêmaco Borba, no bairro Jardim Iririú. Algumas telhas no imóvel e parte de um telhado de amianto foram atingidos. Não houve necessidade de interdição do imóvel.

Vento deve perder força nas próximas horas

Segundo a Defesa Civil de Joinville, a previsão indica que o vento forte, causado pela passagem de um ciclone extratropical pela costa de Santa Catarina, deve perder força a partir do início da noite desta segunda-feira. Durante a terça-feira, a expectativa é que as rajadas possam variar entre 20 e 30 km/h.

A orientação da Defesa Civil é, em caso de vento forte, se manter em local abrigado e ficar longe de janelas, árvores e outros objetos como placas que possam cair ou ser arremessados.

Em caso de ocorrência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.

Com os alertas gratuitos emitidos pela Defesa Civil estadual, a população pode acompanhar as previsões de curto prazo. Basta enviar o CEP da residência por mensagem de texto (SMS) para o número 40199.

Ventos fortes, mar agitado e possibilidade de neve marcam o início da semana em Santa Catarina Anterior

Ventos fortes, mar agitado e possibilidade de neve marcam o início da semana em Santa Catarina

Defesa Civil de Joinville monitora possibilidade de temporal e vento para os próximos dias Próximo

Defesa Civil de Joinville monitora possibilidade de temporal e vento para os próximos dias

Deixe seu comentário