Santa Catarina avança nas negociações para instalação de montadora chinesa de veículos elétricos

  • Foto: Adriano Piekas -

Encontro entre comitiva catarinense e executivos da JMEV na China fortalece tratativas para implantação da fábrica no estado, com apoio da Assembleia Legislativa

Santa Catarina deu um passo significativo rumo à instalação de uma nova montadora de veículos elétricos em seu território. Neste domingo (22), em Pequim, na China, uma reunião entre a comitiva catarinense e representantes da JMEV, uma das maiores fabricantes chinesas de veículos elétricos, consolidou o interesse mútuo e reforçou o diálogo institucional para que a empresa se instale no estado.

“Este foi o ‘start’ para que a InvestSC possa apresentar uma relação de incentivos do nosso Estado, para que a empresa avalie e, quem sabe, em breve tenhamos essa notícia boa para Santa Catarina”, comemorou o deputado estadual Fernando Krelling (MDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa, que integrou a missão oficial.

Criado em 2021, o programa InvestSC tem como objetivo atrair investimentos estratégicos para Santa Catarina, oferecendo vantagens competitivas a empresas interessadas em se estabelecer no estado.

O deputado Mauro de Nadal (MDB) destacou que o compromisso manifestado pela JMEV é resultado direto do esforço de aproximação realizado durante a missão. “O compromisso que a empresa está assumindo de se instalar com montadora e fábrica é fruto da nossa intenção em fortalecer a economia catarinense”, afirmou.

A reunião foi acompanhada ainda pelos deputados Fabiano da Luz (PT) e Rodrigo Minotto (PDT), que ressaltaram a importância da atuação do Legislativo na articulação com grandes investidores. “Conseguimos promover um primeiro grande avanço institucional. Agora, seguimos com as questões burocráticas para viabilizar a fabricação do veículo elétrico popular, que será vendido no Brasil e em toda a América Latina”, explicou Fabiano da Luz.

Rodrigo Minotto também celebrou os avanços: “É um sonho que começa agora. A presença do Parlamento catarinense nesta missão mostra nossa vontade de contribuir ativamente com o desenvolvimento do estado.”

Durante o encontro, o governador Jorginho Mello (PL) destacou a expertise de Santa Catarina no setor automotivo, lembrando que o estado já abriga outras montadoras. Ele determinou que técnicos do governo mantenham contato direto com a direção da JMEV para agilizar os trâmites e elaborar os documentos necessários para a implantação da unidade.

O encontro deste domingo foi resultado direto da reunião realizada na última segunda-feira (16), em Nanchang — capital da província de Jiangxi —, onde os deputados visitaram a sede da JMEV e apresentaram as potencialidades econômicas de Santa Catarina.

Entre os principais atrativos destacados à empresa estão os setores de tecnologia, metal-mecânica e inovação, que se alinham aos planos de expansão global da montadora. Caso o projeto se concretize, a instalação da JMEV no estado poderá consolidar Santa Catarina como um polo estratégico na produção de veículos elétricos da América Latina.


Sobre a JMEV

-Produz anualmente cerca de 100 mil carros elétricos

-Fundada em 2015, com sede na província de Jiangxi, na China

-Atua com foco em tecnologia, sustentabilidade e veículos compactos e médios

-Está em processo de expansão para novos mercados internacionais

-Especializada em carros elétricos compactos e médios

Réus em ação do golpe, Cid e Braga Netto ficam cara a cara no Supremo Anterior

Réus em ação do golpe, Cid e Braga Netto ficam cara a cara no Supremo

Duplicação da BR-280 volta ao centro do debate na Alesc Próximo

Duplicação da BR-280 volta ao centro do debate na Alesc

Deixe seu comentário