Santa Catarina tem a segunda menor taxa de desemprego entre pessoas com ensino superior do Brasil |
Vacinação contra a gripe começa em abril com foco nos grupos prioritários
-
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Arquivo / Secom -
Campanha em Santa Catarina inicia dia 7 de abril; após o Dia D, vacinação será ampliada para toda a população acima de 6 meses
A 27ª Campanha de Vacinação contra a gripe será lançada no dia 7 de abril em todos os municípios catarinenses, com foco inicial nos grupos prioritários. A mobilização estadual, o chamado "Dia D", está marcada para 10 de maio. Após essa data, a vacina será disponibilizada para toda a população com idade a partir de 6 meses.
A decisão foi definida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) junto aos municípios durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta quinta-feira (27), durante o Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), em Blumenau.
“Juntamente com os municípios decidimos fortalecer as estratégias de vacinação contra a influenza. Por isso, após o período da campanha dos grupos prioritários, vamos disponibilizar a vacina para toda a população. Queremos imunizar o máximo de pessoas e evitar as internações e o agravamento das doenças respiratórias”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Diogo Demarchi.
A campanha começa com a meta de imunizar pelo menos 90% dos 3,3 milhões de catarinenses que integram os grupos prioritários. Fazem parte desse público crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos, profissionais de saúde, professores e pessoas com comorbidades, entre outros.
A vacina oferecida na rede pública é a trivalente, eficaz contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B — os principais em circulação no país. A dose é segura, não causa gripe e pode ser aplicada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Para crianças que recebem o imunizante pela primeira vez, são necessárias duas doses com intervalo de 30 dias.
A proteção conferida pela vacina se inicia entre duas e três semanas após a aplicação. A imunização é essencial para evitar complicações graves da gripe, especialmente em pessoas mais vulneráveis. Em 2024, Santa Catarina já registrou 1.693 casos de gripe e 128 mortes, a maioria causada pelo vírus influenza A (H1N1).
Como estratégia permanente, a vacina agora integra o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, ficando disponível ao longo de todo o ano nessas faixas etárias.

Deixe seu comentário