Após 7 anos, tragédia de Brumadinho será examinada na Justiça |
Univille receberá Medalha Dona Francisca em comemoração aos 174 anos de Joinville
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Honraria destaca papel da universidade no desenvolvimento educacional da região
Na tarde desta quinta-feira (27), o prefeito de Joinville, Adriano Silva, anunciou ao reitor da Universidade da Região de Joinville (Univille), Alexandre Cidral, que a instituição será homenageada com a entrega da Medalha Dona Francisca. A homenagem faz parte da programação do aniversário de 174 anos da cidade.
“Este ano, celebramos os 60 anos de Ensino Superior em Joinville e a Univille tem papel de pioneirismo e destaque nesta história. Por este motivo, homenagear o legado da nossa universidade neste ano é ainda mais significativo”, afirmou o prefeito Adriano Silva.
Criada pela Lei Municipal 4.060, em 1999, a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca é concedida a pessoas e entidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento de Joinville. Em 2024, a homenageada foi Margit Olsen, por sua atuação no cenário artístico e cultural da cidade.
A entrega da Medalha para a Univille acontecerá no dia 13 de março de 2025, às 19h, durante a Sessão Solene do Conselho Universitário, no Joinville Square Garden. No evento, a Prefeitura de Joinville também será homenageada pela Univille.
O legado da Univille
A história do Ensino Superior em Joinville teve início em 1965, com a criação do curso de Ciências Econômicas. Dois anos depois, foi fundada a Fundação Educacional da Região de Joinville (FURJ), que em 1996 foi reconhecida pelo Ministério da Educação como Universidade.
Atualmente, a Univille é uma instituição comunitária de referência, contando com mais de 8 mil estudantes, cerca de 70 cursos de graduação, além de especializações, mestrados e doutorados. Ao longo de seis décadas, já formou 42 mil profissionais.
A atuação da Univille vai além do ensino, destacando-se na pesquisa, extensão e inovação. No último ano, seus projetos impactaram 350 mil pessoas e captaram R$ 11,5 milhões para pesquisas. A instituição também é responsável pelo Inovaparq, primeiro parque tecnológico da região Norte de Santa Catarina, que abriga quatro das seis incubadoras da cidade.

Deixe seu comentário