Unidos pela Diversidade promete agitar público na última hora de desfile do Carnaval de Joinville

  • SECOM PMJ -

Já será madrugada de domingo (12/2) quando a comissão de frente da Unidos pela Diversidade pisar na avenida Beira-Rio, no Desfile das Escolas de Samba de Joinville. Ela será a responsável por fechar o desfile, com previsão de entrada de seus foliões a uma hora, após a passagem de outras três agremiações. Os diretores da Unidos pela Diversidade sabem que é crucial, para manter o público fiel e atento, encantar desde o primeiro minuto.

Para cumprir esse propósito, uma das estratégias foi convidar a Companhia de Dança Liliana Vieira, multipremiada nas noites de Danças Populares do Festival de Dança de Joinville, para compor a comissão de frente da escola no desfile. Essa união, segundo a presidente da escola, Inês Gonçalves, é vista como uma das marcas do Carnaval de Joinville em 2023.

“As parcerias abrem um leque de possibilidades para as agremiações”, avalia ela.

A escola, que tem suas raízes na Semana da Diversidade de 2009, viu sua história crescer e se consolidar a cada ano. Com o propósito de ser um movimento que contemple as mais diversas formas de existir, sem exclusão por gênero, raça, etnia, orientação sexual ou renda, a Diversidade se lançou como bloco de Carnaval ainda em 2009 e, dois anos depois, fundava oficialmente o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos Pela Diversidade. Em 2015, já recebia o título de campeã do Carnaval joinvilense.

Para 2023, a escola apresentará ao público “Arroboboi Oxumaré - Um Arco-Íris De Renovação”. O samba que dará o tom para os foliões nasceu de pesquisas temáticas relacionadas aos símbolos da escola.

“Encontramos Oxumaré, orixá representado pelo arco-irís, que tem entre suas características movimento, continuidade e permanência. Há ainda símbolos que nos unem como a cobra e a borboleta”, descreve Inês.

O empenho e alegria demonstrados pelos integrantes da escola que levará o maior número de integrantes à avenida só se abalam diante das críticas ao Carnaval. A presidente busca equilibrar os sentimentos do grupo reforçando que há muita desinformação nestas opiniões e que, ao mesmo tempo, também há apoio vindo de outras pessoas.

“Há muita gente que gosta de Carnaval em Joinville. E Oxumaré também é isso, renovação, persistência e luta, é não desistir, é esperançar”, discursa Inês, enquanto recorda um trecho do samba-enredo deste ano. “Tem que respeitar o meu tambor, sou a luta do povo por igualdade, com a força de Oxumaré, o mundo melhor diversidade”.

Escola de Samba Unidos pela Diversidade

Nome: Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos Pela Diversidade
Fundação: 1º de abril de 2009
Enredo: “Arroboboi Oxumaré, um Arco-íris de Renovação”
Presidente: Inês Gonçalves
Vice-presidente: Josué da Silva Laurentino
Intérprete oficial: Leonardo Sambista, Andrea Santos e Evandro Batukada
Coreógrafo da comissão de frente: Studio Liliana Vieira
Mestre-sala: Cristiano Chaves
Porta bandeira: Carolina Pimental
Mestre de bateria: Carlos Henrique Peixoto Mello
Rainha de bateria: Thaís Bastos Siqueira
Rainha da escola: Sabrina Costa Lima
Carnavalesco: Jean C. Valerio, Leandro Oliveira
Pesquisa e Criação de Enredo: Inês Gonçalves e Heitor Eduardo Salves
Direção de harmonia: Mirela Santos
Número de alas: 15
Carros alegóricos: 1                                                                                                                                Componentes: 350

Prefeitura de Joinville entrega mais de 25 mil itens esportivos para 26 modalidades Anterior

Prefeitura de Joinville entrega mais de 25 mil itens esportivos para 26 modalidades

Seis bairros da zona Sul tem o abastecimento de água nesta comprometido nesta sexta-feira (10) Próximo

Seis bairros da zona Sul tem o abastecimento de água nesta comprometido nesta sexta-feira (10)

Deixe seu comentário