Udesc Joinville estuda soluções de cidades inteligentes

  • Divulgação -

Na sexta-feira, 18, foram entregues os primeiros componentes do comodato assinado entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Joinville  e a empresa Macnica DHW, responsável pelo Perini City Lab.   

Os componentes serão destinados aos projetos desenvolvidos por tres estudantes da Udesc Joinville em parceria com a empresa que faz parte do grupo japonês Macnica Inc.

A Empresa  possui experiência em desenvolvimento de software e hardware, com soluções para IoT, Smart Cities, Cyber Security e veículos autônomos.  É considerado atualmente um dos maiores players de tecnologia do mundo. Informou a professora Ana Watanabe, responsável pelos projetos da parceria.

A representante do Núcleo de Inovação Tecnológica, Francine Kasulke, que acompanhou a entrega e a conferência dos componentes destacou a importância de parcerias para a Universidade. "Estamos trabalhando para que cada vez mais nossos alunos possam apresentar soluções inteligentes para a sociedade, as parcerias que estamos fomentando traz rapidez para que a pesquisa realizada dentro do laboratório seja efetivamente testada e disponibilizada", destacou.

Conheça os projetos:

O estudante do curso de Engenharia Elétrica, Emanoel Alves Junior desenvolveu um projeto sobre a utilização de tecnologia IoT para um sistema inteligente de coleta seletiva de resíduos. O projeto recebeu apoio da empresa NLT e Macnica, o próximo passo será a realização de testes de viabilidade e implementação do projeto no Parque Perini.

E o estudante Vitor Emanoel Shoepping está desenvolvendo o projeto Estacionamento Inteligente para o Ágora Hub. O trabalho visa identificar o número de vagas livres no estacionamento descoberto. Serão utilizadas duas tecnologias no projeto para fazer a verificação das vagas, a primeira é utilizando um ESP32 com rede LoRa e um sensor ultrassônico, que fará leitura de cada vaga, e a outra é utilizando câmera com inteligência artificial.   O trabalho também é resultado de conclusão de curso de bacharelado em Engenharia Elétrica.

Já o estudante Leonardo Boschetti, irá apresentar um projeto de pesquisa que visa o desenvolvimento de um protótipo para o monitoramento remoto de temperatura nos arredores dos postes inteligentes instalados no Perini Business Park.  O representante da empresa, Senhor Eduardo Bachmann, que atua como inside Sales da Macnica aproveitou o momento para discutir com o aluno Leonardo e a professora a continuidade dos projetos para o ano de 2023.(Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville)




Joinville confirma primeiro caso de Covid-19 da variante BQ.1.1 Anterior

Joinville confirma primeiro caso de Covid-19 da variante BQ.1.1

Brasil registra 69 mortes por covid-19 em 24 horas Próximo

Brasil registra 69 mortes por covid-19 em 24 horas

Deixe seu comentário